Root é o melhor jogo que eu conheço

Este post faz parte da série Jogos integrais. Saiba mais e descubra outros jogos recomendados.

Há mais de 30 anos eu dedico quase todo o meu tempo livre a jogar coisas. Não me lembro quando foi a última vez que passei um dia inteiro sem jogar. Jogos são a minha maior paixão, o meu maior interesse e o principal framework através do qual eu enxergo arte, entretenimento, interações sociais, economia e o mundo de forma geral. Algumas pessoas praticam esportes, outras leem, assistem, estudam. Eu jogo. É a minha ocupação.

E Root é o melhor jogo que eu conheço.

(Além de ser o melhor jogo que eu conheço,) Root é um jogo ultra competitivo de estratégia, política e guerra na roupagem amigável e bonitinha que se esperaria de um jogo da Nintendo. O app foi feito pela Direwolf Digital, baseado no jogo de tabuleiro lançado em 2018 pela Leder Games (e trazido ao Brasil pela MeepleBR), com design de Cole Wehrle e arte de Kyle Ferrin.

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Cada jogador assume o controle de uma facção animal numa guerra pelo controle da floresta. O primeiro jogador a fazer 30 pontos vence, mas o jeito de fazer esses pontos é extremamente diferente para cada jogador, dependendo de qual facção ele está controlando.

Com isso, quero dizer que Root é um jogo bastante assimétrico. Exceto por ações básicas como Mover e Batalhar, cada facção faz coisas diferentes, de jeitos bem diferentes, afetando as estratégias dos oponentes de maneiras diferentes.

Para ilustrar, deixe-me falar das quatro facções iniciais do jogo.

Ilustração das quatro facções de “Root” no mesmo cenário.
Ilustração: Kyle Ferrin.

Marquise de Cat

Peça do jogo de tabuleiro “Roots”: Marquise de Cat.Marquise de Cat é um exército de gatos que chegou de surpresa na floresta e dominou tudo. Você começa o jogo com o mapa inteiro sob seu controle, com uma unidade em cada um dos espaços da floresta. Os gatos são industrialistas, ou seja, o seu objetivo ao jogar com eles é construir, construir, construir. Você vai construir oficinas para criar itens, postos de recrutamento para recrutar mais gatos para o seu exército, e serrarias para produzir madeira para construir mais e mais.

Cada construção vale pontos, mas você tem poucas ações por turno e precisa ser bem estratégico: se gastar todo o seu tempo só construindo e não defender suas construções, vai ficar bem fácil para os seus oponentes destruírem tudo. Mas se gastar todas as suas ações se envolvendo em batalhas e reposicionando as suas forças, você diminui seu ritmo de pontos e outra facção pode passar na sua frente.

Eyrie Dynasties

Peça do jogo de tabuleiro “Roots”: Eyrie Dynasties.Os pássaros da Eyrie Dynasties eram os antigos governantes da floresta, antes dos gatos invadirem. Eles foram pegos de surpresa e acabaram sendo escorraçados para um canto da floresta. Literalmente: ao passo em que os gatos começam com uma unidade em cada um dos espaços do mapa, os pássaros começam com um líder e apenas seis unidades, todas em um único espaço no canto do mapa.

Seu objetivo com essa facção é retomar o controle da floresta e reconstruir seus ninhos por toda parte. Mas essa dinastia é burocrática e orgulhosa: as ações que você tem à disposição têm que ser planejadas via decreto, construído turno após turno, e você sempre tem que realizar todas as ações. Se por algum motivo você colocar uma ação no decreto e não conseguir realizá-la em todo turno daquele ponto em diante, acontece um tumulto interno e seu governo se desfaz. O líder precisa ser substituído, você perde vários pontos e sua rodada termina imediatamente.

É uma facção mais inflexível que os gatos, mas um exército Eyrie com um decreto estável e bem planejado tem um potencial ilimitado…

Woodland Alliance

Peça do jogo de tabuleiro “Roots”: Woodland Alliance.A Woodland Alliance é um exército insurgente improvisado pelos animais que compõem o “povo” dessa floresta. Nem gatos nem pássaros, eles acreditam. O poder deve pertencer a nós mesmos! A Aliança começa uma partida de Root sem peças no tabuleiro. Com o uso de cartas (o jogo funciona com um baralho de 54 cartas que todas as facções usam de alguma forma, e cada carta tem um naipe que representa uma das quatro maiores populações do “povo” da floresta), a Aliança inicialmente conquista apoiadores, depois usa esses apoiadores para angariar simpatia pela causa através do mapa.

Com apoiadores suficientes e simpatia em locais estratégicos, a Aliança consegue eventualmente realizar uma revolta, que é quando um exército finalmente começa a tomar forma com a construção de uma base e o recrutamento das primeiras unidades reais, capazes de entrar em batalha.

A Aliança ganha pontos espalhando a ideia da revolução popular pela floresta, e, apesar de ter uma força militar modesta, conta com o apoio do povo nas batalhas, o que a torna resiliente.

Malandro

Peça do jogo de tabuleiro “Roots”: Malandro.Por último, temos o Malandro. Ele não é uma facção. Ele é um guaxinim. Ele anda sozinho pela floresta, à procura de itens que lhe permitam ter mais ações por turno. Se qualquer outra facção conseguir um item, logo o Malandro vai estar por perto, propondo uma “troca justa”. Com esses itens, e em meio ao cenário de conflito propício a um oportunista, o Malandro busca ser uma lenda entre os animais da floresta, seja pelo bem (realizando tarefas que ajudam a população) ou mal (causando caos e destruição entre as facções da guerra).

Essas são as quatro facções do jogo base. Se parece que eu estou descrevendo quatro jogos bem diferentes, é porque é quase isso mesmo. O jogo é sempre o mesmo, mas a experiência de jogar com cada uma é bem diferente.

Parece difícil

Olha, vou ser sincero: Root é, sim, um jogo complexo. É isso, em grande parte, o que torna ele tão incrível. Mais do que jogadores, Root tem fãs. Assim como acontece com xadrez ou poker, existe uma comunidade forte ao redor desse jogo, que promove campeonatos, convenções, ligas, criação de conteúdo sobre estratégias, mapas, facções extra-oficiais e muito mais.

Um joguinho simples não cria esse tipo de campo gravitacional ao seu redor.

Foto do jogo de tabuleiro “Root” ao lado de um notebook com o jogo digital “Root” aberto.
Foto: Fabio Bracht/Manual do Usuário.

Porém, a boa notícia é que o app vem com tutoriais excelentes que ensinam cada pedaço do jogo, um de cada vez, de forma divertida. Então acaba sendo bem tranquilo pegar o jeito.

(É bem mais fácil aprender pelo app do que lendo as regras do jogo de tabuleiro físico, por exemplo. Já ouvi histórias de gente que, em vez de ensinar as regras presencialmente para um novo jogador antes de jogar o jogo físico no tabuleiro, prefere comprar o app para o novo jogador aprender pelos tutoriais.)

Integral?

Root é um ótimo exemplo de “jogo integral”. Você compra o app uma vez e tem o jogo base completo, incluindo os tutoriais, oponentes virtuais para você treinar, desafios temáticos para um jogador e um modo online completo para você jogar o jogo de verdade com outras pessoas.

Com as expansões, o número de facções dobra para oito, com a adição de:

  • Lagartos cultistas, que controlam a pilha de descartes do jogo, convertem peças das facções inimigas e se fortalecem quanto mais unidades deles são derrotadas em batalha.
  • Lontras capitalistas, que vendem produtos e serviços aos outros jogadores no início dos seus turnos, recebem unidades inimigas como pagamento e usam esses fundos para financiar ações de expansão ou para gerar dividendos em pontos.
  • Corvos terroristas, que espalham planos secretos pela floresta, movem-se ao anoitecer e podem de uma hora para outra explodir tudo.
  • Ducado de toupeiras, que têm toda uma sociedade funcional no subterrâneo e agora estão tentando conseguir apoio político interno para expandir para a superfície.

Porém, você não precisa comprar essas expansões para poder jogar com as facções extras. Um jogador só pode “abrir uma sala” para jogo online usando o conteúdo que comprou, mas qualquer jogador pode entrar em qualquer sala, incluindo as que usam conteúdo de expansão que aquele jogador não comprou. Ou seja: se eu tenho todas as expansões, eu posso abrir uma sala online pública com todo o conteúdo de expansão que existe e você poderia entrar nessa sala e jogar com todo esse conteúdo, mesmo que não tenha comprado as expansões.

Outra coisa legal é que as partidas online podem ser ao vivo (cada jogador tem algo entre 3 a 5 minutos para fazer seu turno) ou assíncronas (quando for a sua vez, você recebe uma notificação e tem até 48h para abrir o jogo e fazer seu turno quando for conveniente).

Print de um gatinho da facção Marquise de Cat do jogo “Root”.
Imagem: Direwolf Digital/Reprodução.

Então é isso.

Te vejo na floresta.

Melhor jogo.

  • Download (Android, R$ 50,99) »
  • Download (iOS, R$ 49,90) »
  • Download (Nintendo Switch, R$ 101,95) »
  • Download (macOS e Windows, R$ 28,99) »

Fonte


aplicativo de rastreamento dos correios


Fonte: https://manualdousuario.net/
Root é o melhor jogo que eu conheço Root é o melhor jogo que eu conheço Reviewed by MeuSPY on abril 11, 2024 Rating: 5

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