Ovinhos encontrados no Pacífico mudam o que se sabe sobre vermes

Pesquisadores encontraram ovos de vermes escuros nas profundezas do Oceano Pacífico. As cápsulas, ou casulos, foram encontrados na Fossa de Kuril-Kamchatka, no noroeste do oceano. Esta foi a primeira vez que cientistas espiam tão de perto os estágios iniciais de vida desses vermes na zona abissal.

Para quem tem pressa:

  • Pesquisadores japoneses descobriram ovos de vermes escuros nas profundezas da Fossa de Kuril-Kamchatka, no Oceano Pacífico. Esta é a primeira vez que se observa de perto os estágios iniciais de vida desses vermes na zona abissal;
  • O achado foi feito por Yasunori Kano da Universidade de Tóquio, que coletou as cápsulas a uma profundidade de 6,2 quilômetros usando um veículo operado remotamente;
  • Inicialmente incertos sobre a natureza das cápsulas, os pesquisadores as levaram ao Museu da Universidade de Hokkaido. Keiichi Kakui, da mesma universidade, ao examinar uma cápsula sob um microscópio, percebeu que continha corpos brancos frágeis, identificando-os como casulos de platelmintos;
  • O estudo, publicado na revista Biology Letters, sugere que não há grandes diferenças entre o desenvolvimento de vermes de águas profundas e rasas. Isso indica que os desafios adaptativos para esses vermes em ambientes abissais são principalmente fisiológicos e ecológicos, não desenvolvimentais.

Os ovos foram descobertos pelo pesquisador Yasunori Kano, da Universidade de Tóquio (Japão), que pilotava o veículo operado remotamente (ROV) Hakuho-maru. Ele coletou as cápsulas a uma profundidade de 6,2 quilômetros. Incerto sobre o que eram, ele os apresentou a Keiichi Kakui, da Universidade de Hokkaido, o co-autor do artigo sobre a descoberta, publicado na revista Biology Letters.

Leia mais:

  • Descongelamento ressuscita vermes de quase 50 mil anos
  • Quais são os sapos mais feios do mundo?
  • Pseudociência: entenda o que é e veja seus perigos

Ovos de vermes escuros

Ovos de vermes escuros nas profundezas do Oceano Pacífico
(Imagem: Keiichi Kakui)

“Sob um estereomicroscópio, cortei um deles, e uma algo líquido leitoso vazou dele; depois de soprar a coisa leitosa com uma pipeta, encontrei corpos brancos frágeis na casca e percebi pela primeira vez que era o casulo de platelmintos”, contou Kakui ao IFLScience.

As pedras ovais foram arrastadas do abismo e levadas para a Coleção de Invertebrados do Museu da Universidade de Hokkaido. A equipe conseguiu extrair quatro cápsulas de ovos intactas das pedras e encontrou restos de vermes dentro. Um verme foi fixado em etanol e desidratado para fazer lâminas que a equipe pudesse manchar e analisar, enquanto o DNA de dois outros vermes foi extraído.

Os resultados revelaram que tratavam-se de restos de vermes da subordem Maricola na ordem Tricladida. O achado impressiona porque torna a descoberta dos ovos um recorde mundial de profundidade para vermes deste tipo. Além disso, revela que não há muita diferença entre o desenvolvimento de vermes de águas profundas e rasas.

Mais semelhanças que diferenças

“Este estudo fornece o registro mais profundo para vermes de vida livre e as primeiras informações sobre seus estágios iniciais de vida na zona abissal, que eram muito semelhantes aos das formas de águas rasas”, escreveram Kakui e a co-autora Aoi Tsuyuki.

O texto escrito pela dupla vai mais fundo na semelhança entre os vermes. “Essa semelhança no desenvolvimento entre os ambientes relativamente benignos de águas rasas e os extremos abissais sugere que os triclads que se adaptaram a este último enfrentaram principalmente desafios adaptativos fisiológicos e/ou ecológicos, em vez de desenvolvimentais.”

Agora, a equipe continua os trabalhos. “Muitas outras amostras preciosas foram coletadas durante a expedição em que encontramos os casulos. Vou prosseguir com a pesquisa deles”, concluiu Kakui.

O post Ovinhos encontrados no Pacífico mudam o que se sabe sobre vermes apareceu primeiro em Olhar Digital.


imei localizar


Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/01/24/ciencia-e-espaco/ovinhos-encontrados-no-pacifico-mudam-o-que-se-sabe-sobre-vermes/
Ovinhos encontrados no Pacífico mudam o que se sabe sobre vermes Ovinhos encontrados no Pacífico mudam o que se sabe sobre vermes Reviewed by MeuSPY on janeiro 24, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.