Esta é a última de duas sextas-feiras 13 em 2023, com a primeira tendo ocorrido em janeiro. Isso é sinal de azar? Não. Segundo o site EarthSky, qualquer ano tem pelo menos uma sexta-feira 13 – mas, não mais do que três.
No ano passado, por exemplo, foi apenas uma – o que vai se repetir em 2025. A última vez que ocorreram três sextas-feiras 13 foi em 2015 (fevereiro, março e novembro). Isso vai acontecer de novo em 2026. Já no ano que vem, serão novamente duas (em setembro e em dezembro).
Resumindo:
- 2023 teve duas sextas-feiras 13: em janeiro e em outubro;
- Existe uma frequência lógica para isso acontecer;
- Todo ano tem, no mínimo, uma sexta-feira 13 e, no máximo, três;
- Este é um dia considerado de “azar” por algumas pessoas;
- Há quem tenha medo real desta data.
Pelo calendário gregoriano (utilizado oficialmente pela maioria dos países), sempre que um ano comum de 365 dias se inicia em um domingo, os meses de janeiro (obviamente) e outubro começam em um domingo. E qualquer mês que começa em um domingo sempre tem uma sexta-feira 13.
A última vez que um ano comum começou em um domingo foi em 2017. Antes disso, em 2006 – o primeiro ano do século 21 (2001 a 2100) a começar domingo.
Matematicamente, o calendário do terceiro ano após um ano bissexto se repete em ciclos de 11, 22 e 28 anos. Isso quer dizer que nos anos de 2034, 2045 e 2051, janeiro e outubro terão novamente uma sexta-feira 13.
Da mesma forma, todo segundo ano após um ano bissexto terá dias e datas que se combinam novamente em períodos de 11, 17 e 28 anos.
Sendo assim, no século 21, temos um total de 10 anos com uma sexta-feira 13 em janeiro e outra em outubro: 2006, 2017, 2023, 2034, 2045, 2051, 2062, 2073, 2079 e 2090.
Leia mais:
- Lista: os dez vilões mais toscos dos filmes de terror
- Os melhores documentários de terror para assistir na Netflix
- Por que temos fobias?
Por que algumas pessoas temem a sexta-feira 13?
Não há evidências escritas de que a sexta-feira 13 tenha sido associada a azar antes do século 19. No entanto, para o cristianismo, alguns fatos anteriores a isso relacionados à data podem ter servido de base para o início da crença de mau agouro:
- Jesus Cristo e seus discípulos compareceram à última ceia na quinta-feira, 12, mas o 13º convidado, Judas, aparece na sexta;
- Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento em uma sexta-feira 13;
- Também é a data em que Caim assassinou Abel, seu irmão;
- O Templo de Salomão foi derrubado em uma sexta 13;
- No Grande Dilúvio, a Arca de Noé partiu também nesta data.
Independentemente de ser dia 13, a sexta-feira, para alguns povos, sempre representou (pasmem!) um dia ruim. Na Idade Média, por exemplo, muitas pessoas não se casavam nem partiam para uma viagem em uma sexta-feira.
Nos tempos modernos, a franquia de filmes de terror “Sexta-Feira 13” ajudou a manter viva a intensificar a parascavedecatriafobia, que é o nome dado ao medo desta data – saiba mais sobre essa fobia aqui.
Por outro lado…
Não é todo mundo que relaciona a sexta-feira 13 a coisas ruins. Há evidências, também, de que a data seja um prenúncio de boa sorte. De acordo com a CNN, nos tempos pagãos, acreditava-se que a sexta-feira tinha uma associação única com o divino feminino.
Friday (sexta-feira, em inglês) significa “dia de Frigg”, uma poderosa deusa da mitologia nórdica (também conhecida como Frigga) associada ao amor, ao casamento e à maternidade.
Freyja, a deusa do amor, fertilidade e guerra (com quem Frigg era frequentemente confundida), tinha o poder da magia, de prever o futuro e de determinar quem morreria nas batalhas. Dizia-se, ainda, que ela usava uma carruagem puxada por dois gatos pretos.
As duas divindades eram adoradas em toda a Europa e, por conta das associações, a sexta-feira era considerada, pelos povos nórdicos e teutônicos, um dia de sorte para o casamento.
Por sua vez, o número 13 era considerado milagroso pelas culturas pré-cristãs e reverenciado pelas deusas por conta da ligação com o número de ciclos lunares e menstruais.
O post Sexta-feira 13: quantas existem em um ano? apareceu primeiro em Olhar Digital.
rastreamento celular google
Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/10/13/ciencia-e-espaco/sexta-feira-13-quantas-existem-em-um-ano/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.