Nesta sexta-feira (15) comemora-se o Dia do Cliente, que propõe estreitar a relação entre comércio e consumidores. Diversos varejistas aproveitam a data para oferecer promoções especiais, cupons de desconto e sorteios, inclusive pela internet. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com as compras online.
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A data comercial também é uma brecha para golpes cibernéticos, cada vez mais comuns no país. Para você ter uma ideia, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários, de acordo com levantamento da Nord Security. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.
Com a maior ocorrência de compras online, a segurança é um dos pilares mais impactados, devido a usuários mal-intencionados que exploram as vulnerabilidades do sistema eletrônico para acessar, ilegalmente, informações sensíveis.
Jonathan Arend, consultor responsável pela área de cibersegurança da Keeggo
Dicas de segurança para compras online
O especialista recomenda cinco cuidados para deixar suas compras online mais seguras. São eles:
- Evitar conexões a redes de Wi-Fi públicas e não seguras, utilizando Rede Privada Virtual (VPN) quando possível;
- Cadastrar senhas fortes, complexas e exclusivas para cada sistema que é acessado;
- Efetuar compras somente em lojas virtuais de fontes confiáveis, observando se o endereço de rede é mantido em protocolo seguro HTTPS – camada de segurança que transmite dados por meio de conexão criptografada e verifica a autenticidade do servidor;
- Manter softwares sempre atualizados, principalmente sistemas operacionais, navegadores de internet e plugins nele instalados, pois são as principais fontes de ataques;
- Verificar, por meio das políticas de privacidade e devolução, se os dados são mantidos de forma segura e se eles são deletados do datacenter quando os acessos são removidos ou revogados.
Arend ressaltou:
É de extrema importância utilizar tecnologias de segurança ofensiva (proativa) e defensiva (reativa), para se proteger antecipadamente de ataques e saber de que forma agir em incidentes já performados.
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Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/09/15/seguranca/dia-do-cliente-5-dicas-para-deixar-suas-compras-online-mais-seguras/
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