Os dispositivos são comercializados para uma variedade de usos inócuos. Na verdade, todos eles têm um propósito comum: permitir que os motoristas de carros elétricos da Tesla não tenham que manter as mãos no volante.
Para quem tem pressa:
- Os carros da Tesla tem sistemas de assistência de direção (leia-se: piloto automático);
- A princípio, o motorista não deve tirar as mãos do volante enquanto esse modo estiver ativado;
- Entre os recursos de segurança dos sistemas, estão lembretes periódicos para o motorista;
- A partir de sensores de peso no volante, os sistemas conseguem identificar se os motoristas estão com as mãos no volante ou não;
- Para burlar essa medida, os motoristas têm comprado dispositivos que servem como (ou simplesmente são) pesos para volante;
- Pelo menos dois incidentes graves já ocorreram por conta do uso desses dispositivos.
Entre as opções disponíveis na internet, estão porta-celular e até martelinho para emergências. Outros abandonam o falso pretexto e se mostram como “pesos para volante”.
Leia mais:
- Motociclistas usam ‘capacete Bluetooth’ e isso é um problema
- Os 5 carros elétricos mais baratos vendidos no Brasil
- Por que os carros são tão caros no Brasil?
Piloto automático da Tesla
Os pesos para volante se tornaram uma mercadoria popular conforme a Tesla expandiu sua tecnologia “Full Self-Driving” (o piloto automático) de cerca de 12 mil veículos para mais de 400 mil em 2022.
Embora a fabricante de carros elétricos tenha adotado medidas para desencorajar seu uso, os dispositivos estiveram envolvidos em pelo menos dois incidentes de trânsito recentes.
Em março, um Tesla atropelou um adolescente, que ficou gravemente ferido, na Carolina do Norte. O acidente ocorreu enquanto o jovem descia de um ônibus escolar, informou a polícia.
Já em dezembro, a polícia perseguiu um Tesla no piloto automático – cujo motorista tinha dormido ao volante – a velocidades que beiravam os 110 km/h, segundo as autoridades. O caso ocorreu na Alemanha.
Burlando a segurança
A Tesla exige que os motoristas mantenham as mãos no volante enquanto seus dois sistemas de assistência à direção (leia-se: piloto automático) estiverem em uso.
Esses sistemas são projetados para emitirem lembretes periodicamente. Ao replicar a pressão das mãos do motorista no volante, os pesos silenciam os avisos.
Elon Musk diz que [o carro] deveria se dirigir sozinho. É isso que eles [donos de carros da Tesla] vão ouvir. Como você acha que eles vão se comportar?
Philip Koopman, professor da Universidade Carnegie Mellon, que estuda segurança de veículos autônomos há 25 anos
No começo desta semana, os vendedores comercializavam amplamente os pesos para volante em sites de compras online (por exemplo: Amazon, Alibaba e AliExpress), com previsão de entrega quase imediata.
Na Amazon, por exemplo, os pesos apareceram entre os principais lançamentos na categoria “volantes automotivos”.
Após o Washington Post sinalizar isso, a Amazon e o Alibaba disseram que removeram as listagens, citando questões de segurança e violações de suas políticas.
Os pesos para volante não são tecnicamente ilegais. Mas os reguladores federais reprimem o uso desses dispositivos, considerando-o “inseguro”.
O jornal também publicou, em junho, que o número de mortes e ferimentos graves envolvendo o piloto automático da Tesla aumentou em 2022. Provavelmente, por conta da expansão da tecnologia.
Tanto Elon Musk quanto a Tesla não responderam aos pedidos do jornal por comentários sobre o assunto.
Com informações de The Washington Post (em inglês)
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Tesla: motoristas deixam piloto automático mais cômodo – e perigoso apareceu primeiro em Olhar Digital.
rastrear o celular
Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/07/07/carros-e-tecnologia/motoristas-de-tesla-deixam-piloto-automatico-mais-comodo-e-perigoso/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.