Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla
]]>A opção pelo NACS não é motivada por nenhum lobby da Tesla, mas sim pela qualidade do carregador da fabricante. Entre as vantagens do padrão está possuir um cabo mais leve, estações de recarga permitem pagamento sem contato e, o mais importante, a “fatia de mercado” — 60% das estações nos Estados Unidos e Canadá. Afinal, a eletrificação dos carros envolve também uma grande infraestrutura para “abastecê-los”.
Além de estados, concorrentes também adotam o padrão NACS
Não só o estado de Washington, Texas e Kentucky estão incentivando o uso dos carregadores NACS para EVs (sigla em inglês para veículos elétricos), mas as rivais Ford e GM também anunciaram que optaram por pelo conector da Tesla. Essas montadoras estão também vendendo adaptadores para quem já conta com um carro da marca.
O governo de Joe Biden divulgou no início de junho que subsidiará estações de carregamento que optem pelo padrão da Tesla. Todavia, as fabricantes também precisam instalar conectores CCS — este já possui subsídio do governo americano. O CCS é a tentativa de padronizar os carregadores no Estados Unidos. Ou seja, para ganhar o dinheiro da casa Branca, tem que possuir os dois carregadores.
O país ainda não possui um único modelo de conector, mas se prepara resolver um possível problema: vários carregadores para diferentes marcas de automóveis. Aqui no Brasil, não se fala em padronização, mas algumas fabricantes contornam usando mais de uma opção em seus carros.
Padronização no Brasil não é foco das montadoras
No Brasil, que conta com uma pequena frota de carros elétricos, a diferença de carregadores entre as fabricantes não é um problema. Conforme o Tecnoblog apurou com algumas montadoras que atuam no Brasil e vendem veículos híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV), a infraestrutura para carregamento é o principal fator para a popularização de dos EVs por aqui.
E a “preocupação” tem sentido. Afinal, não adianta você vender um carro se o consumidor não terá onde abastecer. No Brasil, o plugue Tipo 2 é o mais comum entre os veículos. E para contornar possíveis problemas de compatibilidade nas estações de recargar, alguns carros contam com dois conectores, como é o caso dos BEVs da Stellantis — dona da Citroen, FIAT, Pegeout e Jepp — vendidos no país. Esses BEVs utilizam o carregador Tipo 2 e CCS2.
Glaucia Roveri, gerente de desenvolvimento de infraestrutura para EVs na GM, informou ao Tecnoblog que, no momento, a montadora não pretende trocar por aqui os seus conectores para o NACS — como está acontecendo com a marca nos EUA. No Brasil, a GM utiliza apenas o conector Tipo 2.
“A GM dos Estados Unidos já anunciou que irá adotar o padrão NACS em seus futuros carros elétricos, a partir de 2025. No que diz respeito ao Brasil, avaliamos o tema com atenção e a decisão dependerá de diversos fatores, como por exemplo a infraestrutura local para uso desse tipo de carregador e eventuais estímulos por meio de políticas públicas, entre outros.”
Glaucia Roveri
Marcelo Godoy, um dos diretores da Volvo na América Latina, disse que a marca, assim como a GM Brasil, estuda o uso do NACS no mercado brasileiro. Os carros da Volvo utilizam o conector Tipo 2, que “atende de maneira segura e efetiva o mercado brasileiro, além de ser o mais comum”, explica Godoy.
Todavia, a fabricante sueca vê que a padronização dos carregadores vai ao encontro dos valores da marca.
“Para nós a eletrificação não é uma fase ou algo novo, é algo que já começou e veio para ficar. Por isso, e pensando sempre no conforto e segurança dos nossos consumidores, utilizamos o carregador de plug tipo 2, padrão que atende de maneira segura e efetiva o mercado brasileiro, além de ser o mais comum. Para nós, padronizar os carregadores é sinônimo de acessibilidade e segurança, não só para nossos clientes, mas para todos que resolvem aderir à tecnologia, que além de inovadora, contribui para o futuro do planeta e está alinhada com todos os nossos valores como marca.”
Marcelo Godoy
Antes de começarmos a falar de padronização de conectores, é necessário infraestrutura para carregar os veículos elétricos da frota brasileira. O que inclui, no momento, atender os plugues Tipo 2, comum nos carros de marcas europeias e GM, e GB/T das fabricantes chinesas — que apesar de serem “fisicamente” idênticos, há diferença de uso de conector macho e fêmea.
Com informações: TechCrunch (1 e 2) e Tecnhology Review
Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla
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Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2023/07/07/incentivo-de-estados-americanos-leva-ford-e-gm-a-adotarem-carregadores-da-tesla/
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