O programa de descontos do governo para carros novos registrou bons resultados, mas os preços praticados nos anos 1990 continuam imbatíveis.
Na época, foi lançado o famoso “carro popular” no Brasil. A categoria estreou em 1993 e ficou marcada por modelos com poucos equipamentos e motor 1.0, além de modelos vendidos por menos de R$ 8 mil como o Fiat Uno.
Leia mais:
- Nada popular! Esses carros ficaram ainda mais caros após fim de descontos do governo
- Carros que vão sair de linha em 2023; confira a lista
- Kombi: com a inflação, quanto custaria um modelo dos anos 1960 hoje?
Ford Fiesta
- O hatch chegou ao Brasil em 1995 já na terceira geração por importação da Espanha.
- Na época, o Fiesta já era vendido com duas ou quatro portas.
- Em 1996 a quarta geração do carro com farol “redondinho” começou a ser fabricado no Brasil com a abertura da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
Como era o hatch nos anos 1990
- O comprador podia escolher entre o motor 1.3 de 60 cavalos ou o novo 1.0 com pouco mais de 50 cavalos.
- A configuração mais atraente era a CLX, com motor Zetec 1.4 mais avançado e potente de quase 90 cavalos.
- A lista de equipamentos de série inclui vidros, travas e retrovisores elétricos, direção hidráulica e toca-fitas.
- Em 1998 o compacto passou a contar até com airbag duplo como opcional, algo já raro na época, ainda mais para um carro popular.
Quanto custava um Fiesta em 1997?
O Fiesta mais completo em 1997 não era barato, beirando os R$ 19.500 — mais de 162 salários mínimos da época (R$ 120).
Quanto custaria o mesmo carro hoje?
Em 2023, com a inflação, o mesmo Fiesta CLX 1997 custaria cerca de R$ 93 mil, quase cinco vezes mais caro que o valor original.
Uma boa notícia para os fãs do modelo é que o carro ficou muito mais barato no mercado de usados. O mesmo Fiesta 1997 CLX sai hoje por cerca de R$ 8 mil, segundo o preço da tabela Fipe atualizada.
Despedida do Brasil
- Novas gerações do Fiesta vieram em 2000, 2002 e 2011, a última trazida por importação do México.
- Em 2013 foi lançado o New Fiesta, que ficou vivo até a fim da produção do carro ser decretada em novembro 2019 após o fim das atividades da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
- O último modelo mais completo foi o Fiesta SEL, com ar-condicionado digital, central multimídia de 6,5” com Apple CarPlay e Android Auto e motor 1.6 de 128 cavalos (no etanol).
- As últimas unidades foram vendidas abaixo do preço na faixa dos R$ 54.600.
Fim da linha após 47 anos de estrada
A Ford também oficializou que o Fiesta deixará de ser produzido em 2023. O carro deixou a sua marca por onde passou e acumula mais de 18 milhões de exemplares vendidos globalmente.
Com nada menos que 47 anos de estrada, o fim da produção do hatch foi oficializado no dia 7 de julho de 2023.
O Fiesta chegou em 1976 e foi um dos automóveis mais populares da Ford. A decisão de aposentar o modelo no exterior também já era esperada. O hatch será substituído pelo Puma, um modelo 100% elétrico com plataforma da Volkswagen.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Ford Fiesta: com a inflação, quanto custaria um modelo 1997 hoje? apareceu primeiro em Olhar Digital.
buscar meu dispositivo google
Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/07/29/carros-e-tecnologia/ford-fiesta-com-a-inflacao-quanto-custaria-um-modelo-1997-hoje/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.