Cultura maker: 5 dicas para quem quer colocar a mão na massa

* Este é um post patrocinado. Leia o nosso compromisso ético.

Faça você mesmo usando programação, eletrônica, impressão 3D e criatividade para combinar essas ou outras tecnologias com diversos materiais na criação de projetos e produtos. Essa pegada mão na massa é o que move a cultura maker e uma comunidade de pessoas curiosas com diferentes formações e bagagens.

Para quem quer começar ou mergulhar em novos desafios, trazemos 5 dicas quentinhas da MakerHero, primeira representante oficial da Raspberry Pi na América Latina e uma das mais conhecidas lojas de componentes eletrônicos e impressão 3D do Brasil. Vamos lá!

1. Descubra Arduino – prototipagem eletrônica para iniciantes

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica robusta, com ótimo preço e uma das maiores comunidades makers. Isso faz com que seja uma opção excelente tanto para quem está começando quanto para quem quer criar projetos mais avançados. Por isso, Arduino é a escolha de estudantes, hobbistas e profissionais das mais diversas áreas.

As placas Arduino estão entre as mais usadas do mundo justamente por oferecerem a base para criar soluções versáteis e acessíveis. São diversos modelos que têm em comum a capacidade de deixar a prototipagem eletrônica mais fácil, barata e flexível.

Algumas placas de Arduino sobre uma superfície quadriculada de fundo verde.

Não sabe qual escolher? Experimente a Arduino Uno R3, a placa Arduino mais vendida atualmente por seu ótimo custo-benefício. Ela tem várias portas e compatibilidade com shields Arduino, módulos e sensores que podem ser usados para turbinar seus projetos.

Depois de programado, o Arduino pode ser utilizado apenas com uma placa de alimentação, sem a necessidade de um computador. Precisa de uma ajuda para começar? Invista em kits Arduino que vêm com todos os materiais necessários para criar projetos e tutoriais para aprender mais sobre eletrônica, prototipagem e programação.

2. Aposte em kits maker para iniciantes

Na dúvida sobre o que você precisa para começar? Aposte nessas caixinhas completas.

Para quem está começando, o Kit Maker Arduino Iniciante dá aquela forcinha: já vem com a a placa Arduino Uno R3 e componentes para criação de 15 projetos. Além disso, vêm com 15 aulas exclusivas na HeroAcademy para auxiliar você no desenvolvimento desses projetos e explorar os princípios da programação C/C++.

Caixa e componentes do Kit Maker Arduino.

Quer aprender mais sobre a Raspberry Pi, placa de prototipagem que é um minicomputador e o maior sucesso mundial no mundo maker desde o Arduino? O Kit Maker Raspberry Pi Zero é o primeiro passo. Além de já vir também com a placa e componentes para criar projetos, dá acesso também a um curso online para aprender sobre programação e eletrônica, além de como configurar a sua primeira Raspberry Pi.

3. Escolha Kits especiais para criar projetos mais complexos

Sobre o que você quer aprender agora: Arduino, Raspberry Pi, ESP32, ESP8266, NodeMCU e muito mais? Os Kits Maker Especiais vem com tudo para desenvolver habilidades e se divertir criando objetos personalizados e práticos.

Que tal montar o seu próprio Robô BB9 controlado pelo celular? Você vai aprender a usar motores DC e servo motores para movimentar o brinquedinho. Que tal colocar um LED RGB para saber qual tarefa ele está executando? Também faz parte do kit. Agora ensine ele a falar (na língua dos robôs, claro) emitindo sons com um buzzer. Pra fazer tudo isso rodar, aprenda a conectar a bateria Li-Po e conectá-lo ao seu celular via WiFi.

Kits Nuvem do Tempo, BB9 e Plantinha de IoT.

O kit para montar uma Plantinha IoT ajuda não só a manter sua planta viva, mas aprender a monitorar a saúde dela utilizando 3 sensores: temperatura, luminosidade e umidade do solo e exibir esses dados num display LCD ou na plataforma Blynk IoT.

Quer se aventurar mais no mundo da IoT – Internet das coisas? A Nuvem do Tempo é uma estação meteorológica que informa os dados atuais de tempo e a previsão para os próximos 3 dias. Pra isso, você vai programar um ESP8266 para controlar a captura e exibição dos dados do Open Weather Map e do Network Time Protocol.

Explore todas as possibilidades – cada desafio vem com todos os componentes para montar o projeto tecnológico com a ajuda de um tutorial.

4. Internet das Coisas – aprenda a deixar sua casa e objetos mais espertos

Com a quantidade de dispositivos que temos em rede hoje, nem parece que até pouco tempo atrás a internet ligava apenas computadores a computadores. Com recursos Wireless e IoT (a famosa Internet das Coisas) são múltiplas as formas de fazer tudo ficar online.

Partiu descobrir os ESP8266 e ESP32? Esses versáteis chips estão disponíveis em vários modelos que têm a capacidade de adicionar conexão sem fio a projetos e conectá-los à internet de forma simples e rápida. Conheça, por exemplo, o Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12: combina o chip ESP8266, interface USB-Serial e um regulador de tensão 3.3V. A programação pode ser feita usando as linguagens LUA ou a IDE do Arduino.

Módulos ESP8266 e ESP32.

Os módulos ESP32 oferecem as soluções mais avançadas em termos de comunicação Bluetooth e WiFi. Como sucessores do ESP8266, são mais poderosos, robustos e versáteis, o que os tornam uma ótima pedida para quem precisa de mais processamento. O Módulo WiFi ESP32S NodeMcu ESP-12, por exemplo, é um módulo de alta performance para aplicações envolvendo WiFi e baixo consumo de energia e Bluetooth BLE 4.2 embutido.

5. HeroAcademy: aprofunde conhecimentos em programação

Agora que você já explorou uma série de projetos, que tal aprofundar seus conhecimentos em programação para desenvolver projetos ainda mais robustos? Os cursos digitais da HeroAcademy oferecem certificado e podem ser acessados quando e onde quiser. São conhecimentos práticos para começar a desenvolver projetos do zero.

O Curso de Programação em C/C++ para Arduino traz os fundamentos para começar a programar a sua Arduino Uno R3 e mais: como você vai aprender noções básicas e intermediárias sobre a linguagem de programação baseada em C/C++, você vai ser capaz de programar não só o Arduino, mas também placas como LilyPad, Raspberry Pi Pico, ESP8266, ESP32 e STM32.

Recorte de uma mulher de cabelos longos e lisos sorridente, com a frase ao lado: “Cursos digitais para makers que querem ir além”, seguida do logo HeroAcademy e menções às seguintes tecnologias: Arduino, Raspberry Py, Programação C++ e Micropython.

Quer aprender mais sobre Python e programar sua Raspberry Pi Pico? O Curso de Programação em MicroPython é para você. De quebra, você ainda vai poder aplicar seus conhecimentos para programar outras placas como a PyBoard, ESP8266 e ESP32.

Os códigos e projetos em ambos cursos são desenvolvidos passo a passo, para apresentar toda a lógica de programação utilizada. São mais de 20 horas de aulas com exercícios para desenvolver e testar os conhecimentos, além de materiais extras como artigos, posts, vídeos e detalhes sobre os componentes eletrônicos utilizados.

Escolha o seu estilo

Abordamos 5 alternativas para quem quer se aventurar pelo Universo Maker para que todo mundo possa explorar habilidades que já tem e seguir se desenvolvendo.

Para você que é uma pessoa exploradora, que quer um monte de itens para se aventurar com artigos e tutoriais do Blog da MakerHero, ou uma pessoa com maior facilidade com programação, no site da MakerHero você encontra várias formas de colocar a mão na massa.


rastrear telefone google


Fonte: https://manualdousuario.net/
Cultura maker: 5 dicas para quem quer colocar a mão na massa Cultura maker: 5 dicas para quem quer colocar a mão na massa Reviewed by MeuSPY on março 31, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.