Como iniciar na Impressão 3D: 3 dicas para quem quer começar

* Este é um post patrocinado. Leia o nosso compromisso ético.

Não é mais coisa de filmes sci-fi ou de grandes empresas. A Impressão 3D está ao nosso alcance. Por ter se tornado muito acessível, essa tecnologia passou a ser uma aliada poderosa da comunidade maker. Afinal, para quem quer inovar e fabricar objetos com múltiplas tecnologias, a capacidade de imprimir partes e peças é um upgrade e tanto.

Para trazer um pouco das vantagens de aproximar eletrônica e impressão 3D, conversamos com a MakerHero, primeira representante oficial da Raspberry Pi na América Latina e uma das mais conhecidas lojas de componentes eletrônicos e impressão 3D do Brasil. E trouxemos 3 dicas para quem quer começar na Impressão 3D – se liga aqui!

Conheça as possibilidades da Impressão 3D

Parece óbvio para as mentes curiosas, mas vale reforçar: para começar, mergulhe neste universo para explorar as possibilidades da Impressão 3D. Também conhecida como prototipagem rápida ou manufatura aditiva, a impressão 3D permite fabricar objetos físicos.

Na prática, os objetos são obtidos por meio da adição de várias camadas de material uma sobre a outra até atingir o produto final – tudo isso utilizando impressoras 3D.

Impressora 3D criando alguns cilindros azuis.

E por que isso é incrível? A palavra chave aqui é: personalização. Enquanto as linhas de produção reduzem custos fabricando peças idênticas, a impressão 3D permite produzir peças exclusivas sem aumentar muito os custos de produção. Essa “personalização em massa” é o motivo desta tecnologia ser a nova queridinha da comunidade maker.

2. Descubra o mundo da modelagem 3D com Tinkercad

Lembra que falamos que a impressão 3D é também conhecida como prototipagem rápida? Pois é, a fabricação de objetos é feita a partir de um modelo 3d digital desenvolvido com o auxílio de um computador (“computer-aided design”, ou CAD).

Mas não precisa se assustar porque aqui tem uma dica de ouro: com o Tinkercad a modelagem 3D pode ser simples e divertida. O software utiliza um método de geometria sólida construtiva parecida com peças LEGO que combinadas podem gerar objetos mais complexos.

Esquema de uma impressão 3D. Ao lado, o título: “Tinkercard: Modelagem 3D. Simples e divertida”, por Lauro Fava.

Fica a recomendação do artigo Tinkercad | Modelagem 3D Simplificada, para já se familiarizar com este mundo e começar a planejar seus projetos.

Ao mesmo tempo, a modelagem 3D não é uma condição para ter uma impressora 3D. A maior parte das pessoas que imprimem peças todos os dias preferem buscar modelos prontos na internet em sites como: Thingvers, Thangs ou Cults3D.

3. Escolha a impressora que vai ser melhor para você

Qual é a melhor impressora 3D? A dica aqui é escolher aquela que vai atender às suas necessidades e permitir você tirar projetos incríveis do papel (e do modelo digital, no caso).

Hoje o mercado trabalha principalmente com Impressoras 3D de Resina e de Filamento com preços acessíveis e capazes de construir peças de qualidade.

Duas impressoras 3D lado a lado, uma de resina, outra de filamento.

As Impressoras 3D de Resina são perfeitas para criação de peças detalhadas e complexas. Por isso, são muito utilizadas na odontologia e medicina, para criação de miniaturas e action figures e até mesmo para animação 3D e joalheria.

A impressora emite feixes de luz UV sobre a resina através de uma moldura, endurecendo a resina camada por camada, até a obtenção da peça final.

Já as Impressoras 3D de Filamento são ótimas para produção de peças maiores, mais resistentes e com materiais diversos. Elas funcionam de forma bastante simples e possuem modelos perfeitos para uso doméstico.

Três impressoras 3D de filamento lado a lado.

Quem está começando pode optar pela Impressora 3D Ender 3. É uma das impressoras 3D mais vendidas do mundo – o que significa que conta com grande comunidade de colaboradores. É fácil de montar e de usar e tem preço baixo, ganhando muito em custo-benefício.

Para quem quer dar um passo além, vai gostar da Impressora 3D Ender 3 V2. Essa impressora 3D intermediária conta com upgrades que a comunidade maker celebrou, como mesa de vidro, placa de 32 bits, drivers de motor de passo silenciosos, display LCD colorido e tensores para o eixos X e Y.

Para projetos avançados e ainda mais recursos, vá com elas:

  • A Impressora 3D Ender 3 S1 vem com sistema de extrusão Direct Drive, o que facilita a utilização de filamentos flexíveis, como o TPU. Além disso, possui nivelamento automático, mesa aquecida com adesivo magnético e eixo Z duplo de alta precisão. Com apenas poucos encaixes e alguns parafusos, dá pra colocar a impressora para funcionar em 20 min.
  • Impressora 3D Ender 3 S1 PRO permite impressões em alta temperatura, chegando até 300 ºC. O adesivo magnético PEI garante uma boa aderência e facilidade na remoção das peças da mesa aquecida. Além disso, possui sistema Direct Drive, iluminação LED, nivelamento automático e eixo Z duplo de alta precisão. Em resumo: é uma das impressoras 3D mais completas do mundo. Ah, e também é fácil de montar.

Quem busca dar os primeiros passos na Impressão 3D pode seguir essas três dicas para ter uma ideia geral de como a tecnologia funciona, entender de onde vêm os arquivos que são utilizados para fazer as impressoras funcionarem e algumas impressoras para usuários domésticos com preço baixo ou ótimo desempenho.

Continue explorando possibilidades com artigos e tutoriais no Blog da MakerHero.


rastreamento imei


Fonte: https://manualdousuario.net/
Como iniciar na Impressão 3D: 3 dicas para quem quer começar Como iniciar na Impressão 3D: 3 dicas para quem quer começar Reviewed by MeuSPY on março 29, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.