Uma das maiores surpresas que tive com a cobertura do Mastodon foi a dificuldade em comunicar o lance das instâncias/servidores.
Duas décadas de silos fechados da big tech (Facebook, WhatsApp, YouTube) tiveram um efeito devastador na compreensão da internet e da web.
Ante essa dificuldade, experimentada não só por mim, alguém sugeriu que, em vez de falarmos “instâncias” ou mesmo “servidores”, adotássemos o termo “comunidades”. Gostei. O mesmo vale para sites. O manualdousuario.net
é um site, parte da web, e é uma comunidade.
A web, esse lugar composto por sites e acessado pela maioria via navegadores, é o espaço mais democrático que existe na internet. O Manual nasceu na web e confia nela, e neste ano de 2023 vai dobrar essa aposta.
Órbita
Lançamos dia desses o Órbita, uma espécie de fórum de debates criado do zero por gente que compartilha esse sentimento de que há algo especial aqui, na web.
É um fórum, como aqueles das antigas, mas com uma pegada moderna e uma capa dinâmica, que é montada por um algoritmo (simples!) de popularidade. Os debates podem acontecer em torno de links ou de dúvidas dos participantes. Para quem sempre quis um post livre organizado, é… bem, o Órbita é exatamente isso.
A alguém mais novo, que não pegou a fase dos antigos fóruns na web, daria para explicar o Órbita como um Reddit independente. Essa palavra, “independente”, é importante.
Para publicar links/debates e votar, é preciso um registro no site. Ele está fechado a assinantes no momento, mas em breve abriremos para mais gente. Fique de olho!
Nitter
Nesta semana, dei outro passo para fortalecer a presença do Manual na web com o lançamento do nosso Nitter em um novo domínio, pcdomanual.com
, que estou encarando como uma caixinha de areia para experimentações diversas.
O Nitter é um front-end, uma “casca” alternativa ao Twitter. Ele exibe o mesmo conteúdo do Twitter, só que de uma maneira mais privada (sem compartilhar dados com Elon Musk) e rápida (por padrão, sem depender de códigos JavaScript).
Usá-lo é bem simples. Em vez de acessar twitter.com/manualusuariobr
, por exemplo, basta trocar a primeira parte pelo endereço do nosso Nitter: nitter.pcdomanual.com/manualusuariobr.
O Nitter entrega outras duas vantagens em relação ao site oficial do Twitter:
- Oferece feeds RSS — basta acrescentar um
/rss
ao final de qualquer endereço. - Permite criar “timelines” agregando nomes de usuários separados por vírgulas. Exemplo: nitter.pcdomanual.com/ghedin,manualusuariobr,nucleojor. Estas “timelines” também geram feeds RSS próprios.
Eu adoro o Nitter e já usava ele há tempos em outras instâncias. Por pior que a empresa ou o produto Twitter seja, infelizmente ainda há muita coisa importante e divertida sendo publicada lá. O Nitter permite que acessemos esse conteúdo com uma roupa anti-radiação — ou anti-Elon Musk.
Dica: use uma extensão de redirecionamento automático, como a Privacy Redirect, para abrir o Nitter do Manual toda vez que clicar em um link do Twitter.
“Pcdomanual.com” é uma piada, sugerida pelo Matheus Fantinel, com o fato de que sites e servidores nada mais são que computadores de outras pessoas ou empresas que a gente acessa via internet.
O “PC do Manual”, nosso servidor, terá outros serviços e utilidades. O Nitter é o primeiro de, espero, muitos. Alguns deles, caso do Nitter, serão abertos a toda a comunidade; outros, que demandam mais recursos e/ou minha atenção, restritos a assinantes pagantes.
Assinar o Manual é uma forma de incentivar esses experimentos, esse trabalho de fomento da web aberta, livre das grandes empresas. Já cedemos espaço demais aos Googles e Facebooks da vida. Passou da hora de tomarmos a web de volta.
como localizar meu xiaomi
Fonte: https://manualdousuario.net/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.