A superfície da Terra é coberta em 70% por água, sendo que 97% estão nos mares e oceanos. Ou seja, a maior parte do nosso planeta é composto por água salgada. E, de tempos em tempos, diferentes eventos deixam os mares e oceanos revoltos, resultando em ondas gigantes, às quais damos o nome de tsunami, que inspiraram alguns filmes, sejam de ficção, sejam baseados em fatos.
Leia mais:
- 5 maiores tsunamis da história
- O que é um tsunami e como ele ocorre?
- Tsunami causado por asteroide que matou dinossauros atingiu metade do planeta
A palavra tsunami vem do japonês e significa “onda de porto”, em português, também temos uma palavra para descrever as ondas gigantes: maremoto. Filmes de tsunami não são os mais comuns quando se trata de catástrofes no cinema, porém, o Olhar Digital preparou uma lista especial com 10 produções que têm a fúria das águas como plot inicial ou principal da trama.
Tabela de conteúdos
- Tsunami Zumbi (2020)
- No Olho do Furacão (2018)
- A Tartaruga Vermelha (2016)
- A Onda (2015)
- Noé (2014)
- O Impossível (2012)
- Tsunami: A Fúria do Oceano (2009)
- 2012 (2009)
- Poseidon (2006)
- Mar em Fúria (2000)
Tsunami Zumbi (2020)
Dirigido por Anthony C. Ferrante e estrelado por Ian Ziering, dupla responsável pela franquia “Sharknado”, “Tsunami Zumbi” é mais uma tragicomédia que impressiona pelo absurdo. Depois de um grande maremoto, uma série de ondas gigantes traz das profundezas uma horda de zumbis assassinos que invadem o continente. O filme está disponível no AppleTV+ e para aluguel no YouTube.
No Olho do Furacão (2018)
Quando uma grande tempestade está prevista para chegar aos Estados Unidos, uma quadrilha resolve assaltar o Tesouro do país e roubar nada menos do que US$ 600 milhões. Depois que toda a população deixa o local, apenas um agente do Tesouro, um meteorologista e um ex-fuzileiro naval têm a missão de salvar a si mesmos e evitar o roubo do século. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
A Tartaruga Vermelha (2016)
Vai uma animação do Studio Ghibli aí? “A Tartaruga Vermelha” conta a história de um homem que fica preso em uma ilha deserta após um grande naufrágio. Porém, sempre que ele consegue construir uma jangada para sair do local, a embarcação é destruída por uma imensa tartaruga vermelha. Essa dinâmica cria uma relação curiosa entre os dois. O filme está disponível para aluguel no YouTube.
A Onda (2015)
Favor não confundir com o filme de mesmo nome de 2008, que narra a história de uma aula de filosofia que acaba se convertendo em um culto fascista. Neste “A Onda”, de 2015, uma avalanche derruba uma montanha de gelo da Noruega no mar, gerando uma onda de 85 metros de altura. Nesse cenário, um geólogo e sua família lutam para sobreviver. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Noé (2014)
Não é exagero falar que o tsunami bíblico, o dilúvio, é o mais conhecido da história da humanidade. Existem diversos filmes contando a história de Noé e sua família na missão de construir uma arca e salvar um casal de cada espécie de animal. Porém, a recomendação aqui é da versão mais recente e, possivelmente, mais cara já feita: Noé, de 2014, que está disponível no Star+, HBO Max e Amazon Prime Video.
O Impossível (2012)
Quando falamos em tsunami, quem nasceu na década de 1990 costuma ligar diretamente às ondas gigantes que atingiram a Tailândia em 2004, e é exatamente essa a tragédia narrada em “O Impossível”. O filme conta a história de uma família que se divide em duas após a catástrofe e vive situações desesperadoras enquanto tentam se reencontrar. O filme está disponível na Netflix.
Tsunami: A Fúria do Oceano (2009)
Para quem se interessa pelo cinema coreano, temos um filme-catástrofe vindo diretamente de lá. Em “Tsunami: A Fúria do Oceano”, após cinco anos da tragédia que atingiu a Tailândia cinco anos antes, a Península Coreana vive o temor que ondas gigantes, com mais de 50 metros, atinjam a região de Haeundae, que recebe mais de 1 milhão de turistas por ano. O filme está disponível no Star+.
2012 (2009)
Cumprindo uma antiga profecia do povo Maia, uma série de eventos catastróficos começa a destruir o planeta, num prenúncio do que pode ser o fim dos tempos. Enquanto governos e grandes empresas tentam salvar o maior número possível de pessoas de um mundo em ruínas, Jackson Curtis (John Cusack) faz tudo ao seu alcance para tentar manter sua família em segurança. O elenco conta ainda com Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão”), Thandiwe Newton (“Westworld”) e Woody Harrelson (“Venom”). O filme está disponível na Netflix.
Poseidon (2006)
Remake de “O Destino de Poseidon”, de 1972, que, por sua vez, foi baseado no best-seller “Tragédia no Mar”, do escritor Paul Gallico, o filme conta a história do transatlântico “Poseidon”, que é atingido por uma onda gigante e acaba de cabeça para baixo em alto-mar. O naufrágio, porém, junta um pequeno e improvável grupo de sobreviventes na luta pela vida. O filme está disponível no HBO Max.
Mar em Fúria (2000)
Dirigido por Wolfgang Petersen, um dos mais prestigiados diretores de filmes-catástrofe, “Mar em Fúria” é um dos mais aclamados filmes de tsunami, principalmente por seus efeitos especiais. O longa mostra um grupo de pescadores brigando contra as forças da natureza após serem confrontados com a maior tempestade marítima da história durante o Halloween de 1991. O filme está disponível no HBO Max.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post 10 melhores filmes e séries de tsunamis apareceu primeiro em Olhar Digital.
rastrear meu dispositivo
Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/02/21/cinema-e-streaming/10-melhores-filmes-e-series-de-tsunamis/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.