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Procon-SP quer saber quando sites voltam ao ar
O Procon-SP exige que a B2W informe exatamente quando o problema de acesso não autorizado foi constatado e qual a previsão para que os sites voltem ao normal.
A dona de Submarino, Sou Barato, Submarino, Shoptime e Americanas deve ainda relatar ao órgão de defesa do consumidor se tomou providências e adotou procedimentos relativos ao “protocolo de segurança”, além de medidas para mitigar danos decorrentes do ataque cibernético.
Em seu grupo oficial de Telegram, o grupo hacker Lapsus assumiu a autoria da ofensiva contra os sites da B2W. Como mostrou o jornalista Felipe Payão, do Tecmundo, os hackers teriam acessado o sistema de pagamento e o chat interno dos serviços.
Em nota ao Tecnoblog, a Americanas reforçou um comunicado emitido no final de semana, confirmando que derrubou os servidores que hospedam suas páginas devido a um “acesso não autorizado”.
Para o Procon-SP, a B2W deve dizer que tipo de operações e transações foram comprometidas pela instabilidade, e quais foram os impactos aos clientes. O órgão pró-consumidor quer saber ainda se o banco de dados da companhia foi afetado, e quais informações podem ou não ter sido comprometidas.
Telefone do SAC da Americanas continua funcionando
Outra explicação a ser fornecida pela varejista ao Procon-SP é sobre como o cliente poderá exercer seus direitos previstos no CDC (Código de Defesa do Consumidor), como o de se arrepender de uma compra e pedir reembolso total dentro do prazo de sete dias do pagamento. O Procon-SP quer saber se a B2W estabeleceu um canal alternativo para resolver esse tipo de questão.
Nos testes do Tecnoblog, foi possível entrar em contato com o SAC das empresas por telefone.
Sem o número do pedido, o SAC da Americanas consegue identificar compras feitas anteriormente pelo e-commerce. Durante o atendimento, o cliente pode obter informações sobre rastreamento do produto, e se há um pagamento ou uma devolução de pedido em aberto.
Em contrapartida, o cancelamento ou troca do pedido leva o cliente ao aplicativo da Americanas, que se encontra fora do ar. Também não é possível trocar o endereço de uma entrega.
SAC da Americanas
- 4003-4848 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800-229-4848 (Estado do Rio de Janeiro)
- 041-11-4003-4848 (demais regiões)
SAC do Submarino
- 4003-5544 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800-229-5544 (Estado do Rio de Janeiro)
- 041-11-4003-5544 (demais regiões)
SAC do Shoptime
- 4003-9898 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800-229-9898 (Estado do Rio de Janeiro)
- 041-11-4003-9898 (demais regiões)
Por fim, o Procon-SP demanda que a B2W comprove medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados dos consumidores de acessos não autorizados, ou ainda de qualquer outra forma de “tratamento inadequado ou ilícito” conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
“A empresa deverá também esclarecer se tem um encarregado de dados nomeado e se realizou treinamento dos seus colaboradores sobre a aplicação da LGPD”, diz a nota do órgão pró-consumidor. A B2W tem até amanhã para enviar os esclarecimentos ao Procon-SP.
As páginas de Submarino, Americanas, Sou Barato e Shoptime continuam fora do ar até às 17h12 de hoje. O comunicado que aparece para o cliente que tenta acessá-las é praticamente o mesmo em todas:
“A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível.”
Procon-SP notifica Americanas S.A para explicar instabilidade no site
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Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/21/procon-sp-notifica-americanas-s-a-para-explicar-instabilidade-no-site/
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