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Não basta apenas postar no Twitter ou TikTok para que as pessoas conheçam a sua marca. Em tempos modernos nos quais o conteúdo da internet é extremamente relevante, ser visto e reconhecido não garante vendas ou destaque. É preciso prestar atenção sobre o que falam de sua marca para definir um direcionamento e agir no tempo certo.
É aí que entra o processo de social listening, pois ele auxilia em compreender o que as pessoas pensam e dizem sobre a companhia, seus serviços e produtos. Assim, é possível estudar intenções e padrões por parte do consumidor, permitindo que a marca reaja menos e passe a agir mais.
Para isso, é preciso fazer uso de ferramentas.
Separei dois exemplos comuns:
- Hootsuite Insights: Com um nível de dificuldade bem baixo para um uso diário, essa ferramenta permite o monitoramento de menções e tendências em tempo real;
- Tweetdeck: Focada no Twitter, esse aplicativo permite monitorar diversas contas simultaneamente, assim é possível encontrar menções e mensagens assim que elas surgirem.
A partir do momento em que a marca consegue prestar atenção em tudo o que é dito sobre ela pela internet, ela passa a responder de forma inteligente a reclamações, indagações ou postagens mais casuais. Porém, cuidar do social listening não é a mesma coisa que monitorar as redes sociais.
Social listening x Monitoramento de redes sociais
Por mais similaridades que ambos tenham, há diferenças importantes, em especial na forma de agir. Como o próprio nome diz, a parte do monitoramento é focada em prestar atenção o tempo todo sobre tudo o que é dito sobre a marca nas redes sociais e internet em si. Dessa forma, esse trabalho é focado na reação, pois acaba sempre agindo sobre o que é postado.
O social listening também presta atenção nas menções pela internet, porém o trabalho pega essas informações e tenta enxergar de uma forma mais ampla como a marca é vista pelas pessoas. É a partir dele que novas decisões são tomadas como a produção de campanhas, por exemplo.
Até mesmo na forma das postagens por parte de grandes marcas, é possível notar o dedo de ambos trabalhos.
O Burger King Brasil, por exemplo, está sempre focando suas atenções para um público mais jovem. Seu monitoramento das redes é sagaz e usa um linguajar moderno como pode ser visto na imagem abaixo:
A partir de reações e respostas como essa, uma companhia consegue conhecer melhor o seu público e ter uma percepção mais coerente do que é esperado da marca. Por isso, preciso mencionar mais uma vez o Burger King Brasil. A empresa, entendendo como pensa o seu principal público, passou a patrocinar a equipe de eSports Loud, que tem uma grande exposição com o mesmo público jovem que consome os lanches da empresa.
Com isso em mente, fica mais fácil entender a necessidade tanto do monitoramento das redes sociais quanto do social listening, pois eles acabam se complementando de uma forma ou de outra.
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Com informações: ClaraBridge.
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Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-social-listening/
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