- O que é checkout em uma loja virtual?
- O que é upselling e cross-selling em uma loja virtual?
Quando um consumidor decide realizar uma compra em sua loja virtual favorita, para ele há apenas três etapas importantes:
- Escolher o item;
- Pagar o item;
- Esperar o item chegar em sua casa.
Já para a empresa de e-commerce, há mais fatores em jogo, um deles é de enorme relevância para que tudo dê certo: o last mile.
Toda a logística usada na separação do produto, sua saída do centro de distribuição e a chegada em seu objetivo fazem parte dessa nomenclatura. Por ser a última etapa da negociação entre cliente e loja, ela traz consigo uma responsabilidade para que tudo ocorra da melhor forma possível.
O pacote precisa chegar na melhor qualidade possível, sem amassos ou qualquer tipo de defeito. Entregar o item errado, então, é algo que não pode nem passar pela cabeça dos envolvidos, pois pode oferecer uma dor de cabeça que nenhuma das partes gostaria de lidar.
Os desafios do last mile
Já que essa terminologia é usada para definir a etapa entre o sair do centro de distribuição e a chegada em seu objetivo, é comum pensar nos dois principais desafios que a loja virtual tem para com o cliente: preço e velocidade na entrega.
Muitos consumidores acabam optando por um produto de outra loja quando se deparam com o frete mais caro do que acreditam ser o ideal. Esse fator surge cada vez com maior frequência, já que a quantidade de e-commerces aumenta periodicamente. Oferecendo mais opções para o usuário.
No quesito velocidade, imagine ter que esperar por semanas para que aquele item que comprou chegue em sua residência. Esse tempo é um fator que exige que as companhias trabalhem suas logísticas para garantir que o last mile seja útil e satisfatório para ambos os lados.
Com tudo isso em mente, é de compreender que essa etapa é bastante crítica, pois se algo der errado, situações como reclamações e trocas podem transcorrer. Aumentando gastos e realizando novas etapas para sanar as questões.
No fim das contas, cabe as empresas definirem a melhor forma de entregar com segurança e qualidade os produtos para seus consumidores. A Magalu, por exemplo, adquiriu em 2020 uma plataforma de logística para impulsionar seus trabalhos na etapa de last mile. Sendo assim, seus esforços para oferecer qualidade foram direcionados para esse tipo de investimento.
Você já teve alguma situação fora do padrão com entregas de seus produtos por lojas virtuais? Será que teve algo a ver com essa parte tão importante? Deixe seu relato pra gente!
Com informações: Shiprocket.
O que é last mile em e-commerces?
celular frete gratis americanas
Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-last-mile-em-e-commerces/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.