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Recurso do Twitter chega ao Brasil depois de 6 meses
A partir desta segunda-feira (17), usuários brasileiros podem denunciar tuítes como sendo “enganosos”, de acordo com seu conteúdo, diz o Twitter. Além do Brasil, a nova opção de denúncia também chega à Espanha e às Filipinas.
O Twitter Brasil vem lidando com críticas dentro da própria rede social. Segundo usuários que levantaram a #TwitterApoiaFakeNews, a plataforma não vem tomando posturas adequadas para banir contas e conteúdos que infringem sua própria política de desinformação sobre a COVID-19.
Em 17 agosto de 2021, a rede social anunciou o botão de denuncia por conteúdo considerado enganoso para países como EUA, Coreia do Sul e Australia. Mas até hoje não havia uma estimativa de quando esse recurso chegaria ao Brasil.
Além disso, o Twitter atraiu críticas por verificar um perfil que espalhou desinformação sobre a pandemia e o sistema eleitoral brasileiro. Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei, recebeu o selo azul do Twitter no início do ano, mesmo sendo alvo de investigações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal) por disseminar fake news.
Twitter sofre pressão da Justiça
A ausência do botão de denúncias e a verificação de Destefani levaram o MPF a enviar um ofício ao Twitter. Conforme o documento, a plataforma foi exigida a explicar o processo por trás da distribuição do selo azul da plataforma — e se era levada em conta um critério de divulgação de fake news sobre saúde pública.
Sob pressão da Justiça e de usuários, o Twitter Brasil divulgou um post em seu próprio perfil na rede social de 280 caracteres. A plataforma afirmou que não derruba todo post questionável sobre a pandemia, e sim conteúdos que aumentem o risco de mais pessoas contraírem e disseminarem a doença.
Sobre o processo de verificação, o Twitter Brasil disse que ele está sujeito a “aprendizado e revisões, dado que é recente e está sujeito a imprecisões e equívocos.”
Foi revelado que, durante o governo Bolsonaro, o Twitter Brasil recebeu mais de R$ 4 milhões para veiculação de propagandas políticas favoráveis ao governo e seus programas sociais.
Segundo dados do Portal da Transparência, o órgão que mais gastou com publicidade no Twitter foi o Ministério da Saúde, que empenhou R$ 772,4 mil desde 2019, ou 39% do total. Em seguida, vem a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), com R$ 546,3 mil — cerca de 28%.
Somente em 2021, o Twitter gastou R$ 2,7 milhões com publicidade por meio de agências de propaganda, que emitiram notas fiscais à Secom.
Twitter Brasil libera ferramenta para denunciar fake news após críticas
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Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/01/17/twitter-comeca-a-testar-no-brasil-ferramenta-para-denunciar-desinformacao/
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