- O que é Banking as a Service? [BaaS]
- O que é um restaurante digital? É o mesmo que uma dark kitchen?
Índice
- Definindo white label
- Como funciona
- E-commerce
- Treinamentos corporativos
- Quando considerar uma solução white label
- Vantagens
- Pontos de atenção
Definindo white label
O termo white label refere-se a bens ou serviços que são produzidos por uma empresa e, em seguida, adquiridos por outra empresa para renomear e vender como seus. Por exemplo, a maioria dos produtos de “marca de loja” dos supermercados são criados por empresas que produzem itens larga escala e os vendem a várias mercearias ou pequenos mercados. A plataforma white label é esse modelo de negócios.
Se observarmos pelo lado da criação de conteúdo, o ghostwriting é a criação de um produto white label. O escritor faz o artigo, livro etc. abre mão dos direitos de criação e vende-os a uma segunda empresa ou pessoa que assinará o trabalho sem ter feito parte dele.
Nos ramos tecnológicos já está presente com “soluções gerais” de softwares feito por um programador ou empresa e, em seguida, vendido — ou alugado — a outra empresa para customizar as versões de acordo com a necessidade do seu cliente.
Como funciona
E-commerce
O cenário é: uma empresa interessada em adquirir uma solução através de uma plataforma white label que seja um varejista e atue no ambiente online. O que poderia ser interessante para ampliar suas vendas? Programa de pontos, fidelidade ou descontos acumulativos por indicações. Quanto é preciso para a própria empresa criar esses programas e colocá-los ativos? A resposta é muito tempo e dinheiro.
As empresas que vendem produtos white label para e-commerce focam exatamente nisso, já tem os programas totalmente funcionais, para que o cliente varejista compre, coloque a marca e os lance rapidamente, sem a maior parte do custo em pesquisa, criação ou implementação.
Treinamentos corporativos
Criar um portal de treinamentos para funcionários também é custoso e exige tempo. Algumas empresas vendem produtos white label para esses casos. O software se concentra no treinamento de funcionários e permite que as empresas carreguem seu próprio logotipo e personalizem o estilo para combinar com sua marca.
Quando os funcionários fazem login no portal de treinamento, a aparência reflete o restante do site da empresa. Utilizar um produto white label de software de treinamento reduz o risco da empresa contratante.
É a prevenção ao risco de gastar tempo e dinheiro para desenvolver a plataforma apenas para ter que voltar e corrigir falhas. Em vez disso, compra-se uma solução já em funcionamento e garante aos funcionários uma experiência de integração tranquila e agradável.
Quando considerar uma solução white label
Alguns pontos situacionais trazem as soluções white label como vantajosas, rápidas e baratas. É uma boa opção quando a empresa:
- Deseja ampliar os serviços que fornece para os clientes;
- Precisa criar uma identidade e representação digital rapidamente para negócios recém criados;
- Atrair clientes maiores: normalmente, os grandes players valorizam soluções “one-stop” que possam atender a todas as necessidades da empresa no mesmo fornecedor, os white label permitem ampliar o leque de serviços;
- Ampliar a evolução dos processos internos, adicionando uma solução digital.
Vantagens
- Economia de tempo: criar o próprio software ou plataforma leva muito tempo e esforço;
- Custos menores;
- Se apresentar ao mercado sendo mais “robusto”: alguns mercados são extremamente competitivos e é importante fazer uma declaração sobre sua força imediatamente;
- Retornos rápidos: pela economia de tempo, vários estágios são ultrapassados rapidamente, agilizando a fase de “retorno do investimento”;
- Liberdade para trabalhar focado: sem a necessidade de se preocupar em criar essas soluções, a empresa fica mais tranquila perseguindo seu ponto focal;
- Ampliar a percepção de valor do cliente em relação a empresa.
Pontos de atenção
- Limitar oportunidades de aprendizado: comprar a solução pronta impede a empresa de amadurecer no processo;
- Responsabilidade por qualquer “defeito”: nos produtos white label a marca aparente é de quem fez a aquisição, qualquer problema será responsabilidade da empresa que comprou a solução, ferramenta, produto;
- Pode ser um caminho sem fim: cliente tem sempre razão, mas quando se oferece mais e mais serviços, existe a chance de nunca ficar satisfeito e querer cada vez mais soluções;
- Problemas de suporte: a marca que está aparente é de quem comprou, mas o suporte é da empresa que criou o software, poderá ser uma relação de dependência;
- Relação de qualidade X preço: o tempo deve ser gasto para fazer a melhor escolha da solução white label. Por pontos citados anteriormente, priorize a qualidade em relação ao preço;
- Opte por um bom fornecedor oculto: não adianta comprar uma solução e colocar sua marca se o “provedor” também for reconhecido amplamente no mercado pela mesma “ferramenta”, se tornará um concorrente.
As aplicações existem nos mais diversos mercados. Com essas informações sobre o que é uma plataforma white label já temos uma base para entender melhor o conceito de modelo de negócios.
Com informação: Technology advice, Amgrade.
O que é uma plataforma white label?
localizar meu dispositivo
Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-uma-plataforma-white-label/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.