- Tecnocast 202 – As criptomoedas e o crime
- O que é uma criptomoeda?
A proposta para a nova legislação envolve uma tentativa de dar aos governos de toda a União Europeia uma diretriz comum e mais organizada sobre as criptomoedas, o que significa que as transações envolvendo ativos como bitcoin, ether e ripple serão, em breve, totalmente rastreáveis.
Ontem, o preço do bitcoin encostou nos US$ 29 mil, praticamente zerando sua valorização acumulada ao longo de 2021. O ether e a maioria dos principais ativos digitais do mercado também operaram no vermelho. Nesta quarta-feira (21), o mercado de criptomoedas demonstrou uma breve recuperação.
UE quer transparência nas transações com criptomoedas
O pacote legislativo exige que as corretoras de criptomoedas e outros provedores de serviços coletem informações dos usuários de sua plataforma. Atualmente, carteiras de moedas digitais são pseudo-anônimas, vinculadas apenas a senhas complicadas, mas a nenhuma informação pessoal.
As leis terão como alvo “provedores de serviços de criptoativos”, e não os próprios usuários. Será responsabilidade das corretoras adquirirem os dados pessoais do remetente e do destinatário, por exemplo. Vale lembrar que esse mesmo processo está sendo implementado nos Estados Unidos, então a União Europeia já possui referências de seus resultados.
“As criptomoedas são uma das formas mais novas para se lavar dinheiro”, tweetou Mairead McGuinness, Comissária de Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais da UE, na terça-feira. “Nossas regras agora se aplicam a todo o setor cripto. Vamos banir carteiras criptográficas anônimas e garantir que as transferências de ativos digitais sejam rastreáveis.”
De acordo com a empresa de pesquisas Chainalysis, mais de US$ 2 bilhões em criptomoedas foram lavados em 2020, com 55% desse dinheiro sendo direcionado para 270 contas de blockchain. As novas leis da UE, se adotadas globalmente, tornariam essa atividade muito mais difícil. A Rede de Fiscalização de Crimes Financeiros do Tesouro dos EUA pediu no ano passado que uma rastreabilidade semelhante fosse aplicada no país, citando atividades ilícitas com criptomoedas de empresas como o Lazarus Group.
“Dado que as transferências de ativos virtuais estão sujeitas a riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo… parece lógico usar o mesmo instrumento legislativo para tratar dessas questões comuns”, escreveu a Comissão da UE.
Com informações: The Guardian
Preço do bitcoin é afetado por projeto de lei antiterrorismo na Europa
rastrear moto g6
Fonte: https://tecnoblog.net/464184/preco-do-bitcoin-e-afetado-por-projeto-de-lei-antiterrorismo-na-europa/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.