Ponte aérea Rio-SP recebe embarque por biometria facial no aeroporto

A partir desta terça-feira (15), a ponte aérea Rio-SP terá uma surpresa para passageiros que viajarem entre os aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP): eles serão convidados a testarem a biometria de reconhecimento facial – a primeira no mundo a ser usada para o acesso às áreas de bordo. Os primeiros testes do embarque 100% digital foram em março.

  • O que é biometria? Os 6 tipos mais usados na tecnologia
  • Caixa fora do ar: Pix e mais serviços continuam indisponíveis nesta terça (15)
Nova tecnologia de biometria facial na ponte Rio-SP (Imagem: Gustavo Rampini/ Idemia)

Nova tecnologia de biometria facial na ponte Rio-SP (Imagem: Gustavo Rampini/Idemia)

Biometria deve tornar cartão de embarque obsoleto

A novidade faz parte do projeto do governo federal “Embarque + Seguro 100% Digital”. Com a biometria, o passageiro não vai precisar mais apresentar cartão de embarque ou documento de identificação. A tecnologia de ponta a ponta é fruto de uma parceria entre os Ministérios da Infraestrutura e da Economia, junto com a Serpro – braço de TI do governo federal.

A tecnologia de biometria facial já foi testada em outros aeroportos brasileiros, como o de Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belo Horizonte (Confins, MG).

“É a primeira vez que os testes são realizados simultaneamente em dois dos nossos aeroportos, estabelecendo assim, também de forma inédita, uma ponte aérea biométrica entre SP/RJ, que é a quinta de maior movimento do mundo”, afirma Marcelo Sampaio, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, em comunicado à imprensa. “Caminhamos para um embarque biométrico totalmente seguro em todos os aeroportos do país, eliminando por completo a necessidade de se apresentar qualquer tipo de documentação”, completou.

Gileno Barreto, presidente da Serpro, diz que a biometria facial deve agilizar a movimentação de embarque nos aeroportos:

“O Embarque + Seguro coloca o Brasil na vanguarda neste movimento do Governo Federal para a transformação digital do país e combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade dos passageiros, que, assim, podem viajar com mais conforto e tranquilidade. A solução atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado”

Biometria facial será testada com passageiros da Azul

O comunicado da Serpro diz que a biometria será testada em passageiros da Azul Linhas Aéreas que voam entre Rio e São Paulo. Já a companhia aérea disse ao Tecnoblog:  “O teste é realizado com todas as companhias aéreas e possui teste com a Azul pelo nosso estreito envolvimento com o projeto”.

A pessoa, caso tope participar do teste, recebe uma mensagem por celular que solicita seu CPF e uma foto. Um atendente da Azul então realiza o cadastro biométrico do passageiro, comparando os dados e a foto com bases do governo federal; e isso é feito usando um app da Serpro desenvolvido para a verificação.

A partir daí, o passageiro fica livre para acessar a área de embarque e o avião, passando por pontos de controle biométricos que verificam sua identidade por meio de câmeras.

Avião da Azul Linhas Aéreas (Imagem: Alexandro Dias/Flickr)

Avião da Azul Linhas Aéreas (Imagem: Alexandro Dias/Flickr)

O Ministério da Infraestrutura espera que o projeto traga mais segurança aos aeroportos brasileiros, porque “o reconhecimento facial permite a identificação precisa dos passageiros”. A partir da coleta de dados da biometria facial, o governo deve medir redução no tempo de filas e no acesso à salas de embarque e às aeronaves, além de custos operacionais.

Reconhecimento facial traz óbvias consequências à privacidade de usuários. O recurso já é utilizado no dia a dia de quem possui modelos de smartphones mais avançados; e ele é cada vez mais comum para logar aos aparelhos e acessar serviços. Para onde irão os dados dos passageiros? O que será feito com essa rede de informações?

Por enquanto, a assessoria da Infraero, agência responsável pela administração de aeroportos do Ministério da Infraestrutura, deixou claro que a Serpro desenvolveu a tecnologia.

A Azul Linhas Aéreas, que participa da testagem da biometria, disse ao Tecnoblog que os dados estão sob responsabilidade do Governo Federal.

A Serpro ainda não se posicionou.

Ponte aérea Rio-SP recebe embarque por biometria facial no aeroporto


encontre meu celular


Fonte: https://tecnoblog.net/452067/ponte-aerea-rio-sp-recebe-embarque-por-biometria-facial-no-aeroporto/
Ponte aérea Rio-SP recebe embarque por biometria facial no aeroporto Ponte aérea Rio-SP recebe embarque por biometria facial no aeroporto Reviewed by MeuSPY on junho 15, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.