- Apple rejeita apps de iOS que rastreiam usuários via fingerprint
- Como tirar um aplicativo da nuvem da App Store [ocultar compra]
No Twitter, um desenvolvedor que se identifica como Khaos Tian mostrou que a Apple está cumprindo essa lei. O vídeo publicado no perfil mostra que, ao configurar um iPhone pela primeira vez, o procedimento exibe uma mensagem informando que, em respeito à legislação do país, o usuário verá uma lista de aplicativos locais.
De fato, ao avançar com a instalação, o usuário se depara com uma lista de apps russos. Entre eles estão ferramentas como Yandex.Browser, Yandex.Maps e Mail.ru, todas bastante populares na Rússia.
Here is how it looks in the actual setup. pic.twitter.com/QOUwwIGSnx
— Khaos Tian (@KhaosT) April 1, 2021
Apesar de uma exigência como essa parecer abusiva, na prática, pouca coisa muda para o usuário, por duas razões. A primeira é que a instalação dos apps listados não é obrigatória. A segunda é que basta ao usuário tocar no ‘x’ no topo da tela para fazer a lista sumir.
Também chama atenção o fato de a lei russa apenas exigir algum destaque para aplicativos locais, mas não determinar quais devem ser exibidos. A seleção é feita pela Apple, portanto.
Note que seguir a legislação russa não implica em abrir mão das próprias regras: a Apple exibe uma seleção de apps locais, mas todos eles devem seguir as diretrizes da App Store para serem incluídos na loja.
Convém lembrar que, anos atrás, o Brasil criou uma exigência parecida para celulares beneficiados pela chamada Lei do Bem (para incentivos fiscais). No entanto, a Apple nunca adotou uma medida similar à do mercado russo por aqui.
Com informações: 9to5Mac.
Rússia consegue obrigar Apple a destacar apps locais no iPhone
rastrear numero de celular
Fonte: https://tecnoblog.net/428016/apple-destaca-apps-russos-instalacao-iphone/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.