- Governo dos EUA quer monitorar bitcoin para combater grupos de ransomware
- Vazamento do Descomplica expõe dados de 4,8 milhões de contas
O REvil é um grupo que se dedica a extorquir organizações de várias partes do mundo para devolver a elas dados capturados por meio de ransomwares. Só para dar um exemplo recente, neste mês de abril, o grupo ameaçou divulgar dados sigilosos da Apple se não recebesse um resgate de US$ 50 milhões.
Nos comunicados liberados até agora, o TJRS não deu detalhes do ataque. Em tweet publicado ainda no dia 28, o órgão se limitou a informar que a sua área técnica estava averiguando o problema em conjunto com o Núcleo de Inteligência “para a verificação da responsabilidade na sua origem e a sua extensão”.
Porém, o Bleeping Computer recebeu a informação de que o ataque foi conduzido pelo REvil. O grupo teria exigido um resgate de US$ 5 milhões para descriptografar os arquivos afetados pelo ataque e não vazar dados.
As consequências foram imediatas. Com alguns sistemas instáveis ou inacessíveis, funcionários tiveram dificuldades para exercer suas atividades. O TJRS chegou a orientar que os usuários não efetuassem login nos computadores. Na noite de quarta-feira, o tribunal teve que suspender prazos processuais e administrativos por causa do problema.
Nos bastidores, a situação era de pânico. Pelo menos é o que sugere uma captura de tela compartilhada com o Bleeping Computer por um especialista em segurança brasileiro que se identifica como Brute Bee.
A imagem mostra o que seriam funcionários do TJRS trocando mensagens a respeito do ataque. Uma delas diz: “Gente o negócio é feio. Todos arquivos que estavam nos computadores e pastas de trabalho foram perdidos”.
O Bleeping Computer também afirma ter recebido um áudio em que o interlocutor relata que o ataque é a pior coisa que já aconteceu ao TJRS e que a equipe de TI teve um “ataque histérico” enquanto tentava restaurar os sistemas afetados.
Restabelecimento dos sistemas
Nos dias seguintes ao ataque, o TJRS usou o Twitter e o seu site para comunicar o restabelecimento de alguns serviços. Outros continuavam inacessíveis na manhã desta sexta-feira (30), no entanto, a exemplo do sistema de atendimento telefônico (Cadi) e do sistema eThemis (Jec e Jefaz).
Também nesta manhã, o site do tribunal exibia um aviso de que o Portal TJRS estava temporariamente indisponível para manutenção, mas que sistemas como Eproc, Seeu e Sei podiam ser acessados.
O Tecnoblog entrou em contato como TJRS para confirmar se o ataque tem relação com o grupo REvil e pedir outros esclarecimentos. Este texto será atualizado se obtivermos resposta.
Ataque hacker derruba sistemas do TJRS com ransomware
qual o melhor aplicativo para rastrear celular
Fonte: https://tecnoblog.net/437846/ataque-hacker-derruba-sistemas-tjrs-ransomware/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.