Anatel vai aguardar leilão do 5G para decidir sobre venda da Oi Móvel

A Oi Móvel foi vendida para a Claro, TIM e Vivo, mas o negócio ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Anatel. A agência afirma que irá aguardar o leilão de frequências do 5G para avaliar a anuência prévia, e diz que o arremate pode influenciar nas exigências para a aprovação da compra.

  • Oi lança plano pré-pago com 25 GB de internet por R$ 25 mensais
  • Como bloquear ligações de telemarketing na Anatel
Loja da Oi em shopping. Foto: Divulgação

Oi Móvel foi vendida para Claro, TIM e Vivo, mas negócio precisa do aval da Anatel (Imagem: Divulgação)

A informação foi dita pelo superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino, em um evento realizado pelo Teletime. Ele informa que a venda da Oi Móvel traz impacto para todo o mercado, e o resultado do leilão do 5G pode gerar condicionantes na aprovação do negócio.

Balbino afirmou que o mercado terá uma nova dinâmica após o leilão do 5G, e os “remédios” a serem aplicados pela venda da Oi Móvel não serão conhecidos antes do arremate. Ele afirma que esse entendimento também é compartilhado pelo Cade. De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a licitação da Anatel deve ocorrer ainda no 1º semestre de 2021.

Após o leilão do 5G, a Anatel também deve atuar na simplificação regulatória, regulamentação do uso de espectro e criar um novo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). A previsão é que essas ações tenham prazo de um ano e meio, e as mudanças podem trazer novas regras para operadoras móveis virtuais.

Leilão da Anatel permite entrada de novas operadoras

O edital do leilão da Anatel foi pensado para que novas operadoras entrem no mercado de telefonia móvel brasileiro:

  • Na frequência de 3,5 GHz, a Anatel leiloará quatro blocos nacionais com 80 MHz de capacidade cada; considerando que Claro, TIM e Vivo vão arrematar a frequência, sobra um bloco nacional. A agência também criou blocos regionais para essa frequência, pensados para provedores regionais de banda larga fixa;
  • A Anatel também irá leiloar as sobras de 700 MHz, utilizada atualmente pela tecnologia 4G. No entanto, nenhuma operadora que já possui esse espectro poderia arrematar o bloco, o que exclui Claro, TIM e Vivo.

Ainda é incerto se uma nova prestadora tem intenção de atuar no Brasil com presença nacional, como o caso da Oi Móvel. Como aponta o Telesíntese, a Highline manifestou interesse em participar do leilão da Anatel – trata-se da mesma empresa que tentou comprar a Oi Móvel anteriormente. O objetivo da companhia é fornecer infraestrutura e espectro para pequenos provedores de internet banda larga.

Além disso, é importante lembrar que as frequências a serem leiloadas trazem obrigações que exigem investimentos altíssimos para um novo competidor:

  • Quem comprar um bloco nacional de 3,5 GHz deve arcar com os custos da construção de uma rede privativa para o governo federal e da migração da TV aberta via satélite para a banda Ku, que inclui compra de antenas, receptores e serviço de instalação para população de baixa renda.
  • O comprador da faixa de 700 MHz precisaria fornecer cobertura em estradas federais (e compartilhar a rede com operadoras concorrentes, uma vez que o roaming se tornará obrigatório onde não houver cobertura).

Com informações: Telesíntese

Anatel vai aguardar leilão do 5G para decidir sobre venda da Oi Móvel


qual o melhor aplicativo para rastrear celular


Fonte: https://tecnoblog.net/424849/anatel-vai-aguardar-leilao-do-5g-para-decidir-sobre-venda-da-oi-movel/
Anatel vai aguardar leilão do 5G para decidir sobre venda da Oi Móvel Anatel vai aguardar leilão do 5G para decidir sobre venda da Oi Móvel Reviewed by MeuSPY on março 24, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.