Os tempos mudam mesmo. Depois de ser acusada de favorecer aplicativos da própria empresa como o navegador, em seu sistema operacional para computadores, o presidente da Microsoft, Brad Smith pede uma investigação antitruste voltada contra a loja de aplicativos da Apple. Para ele, está na hora de testar o modelo da App Store.
O presidente da Microsoft e o principal advogado da empresa, Brad Smith expressou apoio a uma investigação antitruste sobre o modelo de loja de aplicativos criado pela Apple e pelo iPhone. Smith fez as observações em uma conferência do site Politico, após a Comissão Europeia abrir uma investigação sobre se as regras da App Store da Apple para desenvolvedores violam as leis da concorrência da UE, especialmente no que diz respeito aos rivais dos serviços próprios da Apple, como Spotify e Apple Music.
Acredito que chegou a hora, se estamos falando de Washington, DC ou Bruxelas, de uma conversa muito mais focada sobre a natureza das lojas de aplicativos, as regras que estão sendo implementadas, os preços e as tarifas que estão sendo extraídos e se existe realmente uma justificativa na lei antitruste para tudo o que foi criado, disse Smith.
Presidente da Microsoft pede investigação contra loja de aplicativos da Apple
Como informou a Bloomberg, Smith disse que as lojas de aplicativos do Google e da Apple “impõem requisitos que cada vez mais dizem que existe apenas uma maneira de acessar nossa plataforma e passar pelo portão que nós mesmos criamos. Em alguns casos, eles criam um preço muito alto por pedágio – em alguns casos, 30% de sua receita deve ser destinada ao pedágio”.
Assim, se a Microsoft quiser vender suas assinaturas do Office 365 para quem usa iPhone e iPad, precisará compartilhar um repasse de 15% a 30% com a Apple. A Play Store do Google tem uma estrutura de taxas semelhante. No entanto, historicamente, a App Store da Apple gera muito mais receita para os desenvolvedores.
A Microsoft possui a Microsoft Store. Entretanto, esta não é popular entre os usuários de desktops Windows. Além disso, fica apenas com 5% do valor das vendas. Hoje, a empresa também luta com mais cautela na competição, depois que os reguladores dos EUA e da UE a puniram por vincular seu navegador Internet Explorer ao Windows nos anos 90. E sem sistema operacional móvel, ele se concentra na criação de aplicativos para iOS e Android.
Empresas como Microsoft, Spotify e Netflix precisam usar a plataforma de pagamento da Apple se distribuírem pela App Store. Então, quando os usuários do iOS assinam um aplicativo por um ano, a comissão da Apple cai de 30% para 15%.
Reclamações se multiplicam
David Heinemeier Hansson, co-fundador e CTO do Basecamp, queixou-se esta semana que a Apple App Store rejeitou uma atualização do novo aplicativo de e-mail Hey. A Apple alegou que ele não ofereceu compras no aplicativo que seriam tratadas pelo sistema de pagamento da Apple e reduziriam as vendas. O serviço de e-mail custa US $ 99 por ano. A Apple pode reduzir ainda mais as receitas dos dispositivos iOS se a Hey não cumprir a regra.
O congressista democrata David Cicilline disse no podcast do The Verge que a Apple estava cobrando “aluguéis exorbitantes” que equivalem a “assaltos a estradas”. “Está esmagando pequenos desenvolvedores que simplesmente não conseguem sobreviver com esse tipo de pagamento. Se houvesse concorrência real nesse mercado, isso não aconteceria”, disse Cicilline.
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