(Especial) Será que os carros elétricos são realmente rentáveis? – Quando pensamos na compra de um veículo elétrico, temos sempre na nossa cabeça a poupança a longo prazo. Sim, porque a aceleração e o torque instantâneo ajudam na escolha, é claro, mas quando falo com proprietários destes veículos a primeira que metem em cima da mesa é a poupança que fazem no seu uso diário.
Afinal de contas, mesmo com o pagamento da eletricidade, carregar as baterias de um veículo elétrico fica a uma fração do valor necessário para fazer os mesmos quilómetros num veículo a combustão, seja ele a gasóleo ou a gasolina.
- Conhece o novo VW elétrico ID Space Vizzion com 590km de autonomia?
Saiba que a poupança no combustível e nas manutenções anuais é mesmo real!
Os veículos elétricos não necessitam das manutenções anuais como a mudança de óleo, troca de velas e filtros de combustível. Ou seja, apenas necessitam da manutenção mais básica, como o equilíbrio e alinhamento dos pneus, carregar o ar condicionado e a mudança do filtro de habitáculo.
No entanto vamos às contas do combustível
Consegui de forma geral calcular a diferença de custos entre um carro a combustão e um elétrico. Veja a imagem em baixo.
Se quiser fazer estes cálculos por si mesmo, clique aqui.
As contas foram feitas num modo geral e podemos ver que com um veículo elétrico poupará metade do valor pela mesma distância percorrida em relação a um veículo tradicional. No entanto, claro que o seu carro pode até fazer médias superiores/inferiores a isto.
Além disto, existem muitas variantes como a autonomia do elétrico, os consumos e o preço por Kw na sua zona, mas uma coisa é certa, a poupança nos combustíveis é bem real.
- Ford Mustang com 888 cavalos e 1000nm! Uma autêntica besta.. elétrica?!
Vamos ao assunto que realmente interessa, as baterias!
Aqui, em boa verdade, muitas marcas alugam as baterias em contrato de renting ao consumidor. Por isso, pagar esses valores por mês para quem faz “apenas” 20.000km anualmente pode não compensar. Ainda assim, comprar as baterias pode também não ser melhor solução…
Isto porque, quando tiver de trocar as baterias terá que as comprar pelo valor total, que num Nissan Leaf custa cerca de 7.080, mas num BMW i3 já custará 37.580€ e num Tesla muito mais!
Em suma, as poupanças são reais, mas não tão grandes como muitos possam imaginar, depende sempre do estilo de vida que tem, o que por sua vez, irá ter impacto nas baterias do seu veículo.
(Especial) Será que os carros elétricos são realmente rentáveis? Ademais o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
A notícia (Especial) Será que os carros elétricos são realmente rentáveis? apareceu primeiro na Leak.
Fonte: https://www.leak.pt/especial-sera-que-os-carros-eletricos-sao-realmente-rentaveis/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.