- Como converter fotos HEIC do iPhone para JPEG
- Como esconder fotos no iPhone ou iPad
O usuário stephenvsawyer do Reddit percebeu que o Google Fotos não comprime as fotos do iPhone que são tiradas no formato HEIC. Trata-se de um padrão adotado desde o iOS 11 que promete tamanhos de arquivo menores em relação ao tradicional JPEG, e com qualidade semelhante de imagem.
O Tecnoblog realizou um teste e, realmente, fotos capturadas com um iPhone 8 Plus são salvas no Google Fotos em formato HEIC sem compressão. Fizemos a comparação com vários arquivos diferentes e o tamanho deles no iOS e na nuvem é sempre o mesmo.
É possível ver o tamanho do arquivo no Google Fotos puxando-o para cima no app para celular, ou clicando no botão “i” na interface web. Para ver os atributos das fotos no iPhone, usamos o Metadata View (o iOS não tem um visualizador nativo de EXIF).
Arquivos JPEG e vídeos são comprimidos no Google Fotos
Notamos, no entanto, que o Google Fotos só mantém a qualidade de arquivos HEIC. As imagens não serão salvas na qualidade original se forem:
- recebidas pelo WhatsApp, Telegram e outros apps;
- salvas da web;
- capturas de tela.
É porque, nesses casos, o arquivo terá extensão JPG ou PNG. Por exemplo, se um amigo tira uma foto no iPhone e envia para você pelo WhatsApp, ela será antes convertida para o formato JPEG; então, ao ser salvo no Google Fotos, o arquivo no seu celular passará pela compressão.
Além disso, vídeos também serão comprimidos pelo Google Fotos. O Google diz que, se a resolução for Full-HD ou inferior, ele “terá uma aparência próxima à do original”. Vídeos com mais de 1080p serão redimensionados para Full-HD.
É possível salvar toda foto e vídeo sem compressão selecionando a opção “Qualidade original” no Google Fotos, mas isso contará na sua cota de armazenamento. São 15 GB gratuitos, divididos entre Fotos, Drive e Gmail; se você ultrapassar esse limite, poderá comprar espaço através do Google One, que vende 100 GB por R$ 6,99/mês.
iPhone, iPad e Samsung Galaxy S10 salvam fotos em HEIC
O HEIC (High Efficiency Image Coding), também conhecido como HEIF (High Efficiency Image File Format), é usado por padrão nos seguintes dispositivos da Apple:
- iPhone 7 ou iPhone 7 Plus ou posterior
- iPad (6ª geração)
- iPad Air (3ª geração)
- iPad mini (5ª geração)
- iPad Pro (10,5 polegadas)
- iPad Pro (11 polegadas)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração) ou posterior
Alguns dispositivos Android, como o Samsung Galaxy S10, S10+ e S10e, também podem salvar fotos da câmera em formato HEIC. Isso precisa ser ativado manualmente:
- abra a câmera e toque em Configurações (ícone de engrenagem);
- role um pouco a lista e toque em Opções de armazenamento;
- ative a opção Fotos HEIF.
O Google Pixel original, Pixel 2 e Pixel 3 têm armazenamento de fotos em tamanho original do Google Fotos; inclusive, a primeira geração recebe esse benefício por tempo limitado. No entanto, o Pixel 4 não oferece isso, apenas três meses gratuitos do Google One.
Fotos em HEIC nem sempre são menores que JPEG
No Reddit, o usuário stephenvsawyer diz que “se o Google tentasse comprimir as fotos HEIC dos iPhones, elas se tornariam maiores”. Isso não é necessariamente verdade: usamos o conversor online HEICtoJPEG para obter imagens JPEG a partir de fotos HEIC do iPhone, e ele conseguiu reduzir o tamanho do arquivo sem alterar as dimensões.
No exemplo acima, os dois arquivos têm resolução 3024 x 4032 e resolução horizontal e vertical de 72 dpi. A diferença está na intensidade de bits (32 no HEIC, 24 no JPEG), mas a qualidade de imagem é basicamente a mesma.
Ou seja, existe espaço para o Google Fotos converter arquivos HEIC em JPEG a fim de reduzir seu tamanho. Por que isso não acontece? O usuário stephenvsawyer tem um bom palpite: isso economiza poder de computação, “porque o Google não precisa compactar e processar todos os bilhões de fotos de backup dos iPhones”.
Google dá espaço ilimitado para fotos em qualidade original tiradas no iPhone
Fonte: https://tecnoblog.net/311582/google-fotos-espaco-ilimitado-iphone-qualidade-original/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.