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Essa é apenas uma das várias medidas que o Google está adotando para lidar com o problema. Além de desativar notificações e comentários, o YouTube deixará de exibir anúncios segmentados em conteúdo para crianças, limitará a coleta de dados do público infantil e condicionará os editores a identificarem vídeos para menores de 13 anos — um algoritmo de aprendizagem de máquina deverá auxiliar nesse trabalho.
De maneira complementar, um meio de permitir que os pais ou responsáveis sejam comunicados de ações de coletas de dados e possam dar consentimento a isso também deverá ser implementado.
Mas por que tudo isso? De modo resumido, as investigações da FTC apontam que o YouTube violou a chamada lei COPPA, que estabelece uma série de restrições para proteger a privacidade de menores de 13 anos nos Estados Unidos.
São várias acusações, mas as mais graves apontam que o YouTube não adotou medidas suficientes para evitar que conteúdo e anúncios inapropriados para crianças aparecessem no meio de vídeos infantis.
Para Joe Simons, presidente da FTC, o Google aproveitou a popularidade do YouTube entre crianças para fazer negócio com grandes anunciantes e, ao ser cobrado para cumprir a lei COPPA, se negou a reconhecer que parte do conteúdo da plataforma é direcionada ao público infantil.
A multa de US$ 170 milhões é a parte principal de um acordo entre Google e FTC. O órgão aceitou essa punição em uma votação que teve três votos favoráveis e dois contrários.
Os comissários que votaram pela não aceitação queriam uma punição mais severa, mas os que deram votos favoráveis justificaram a decisão dizendo que, sem o acordo, o assunto poderia evoluir para uma batalha judicial prolongada.
Além de pagar a multa — dos US$ 170 milhões, US$ 136 milhões vão para a FTC e o restante para o estado de Nova York —, o Google concordou em implementar as mencionadas restrições na plataforma para preservar a privacidade do público infantil.
Tem mais. O Google vai promover o YouTube Kids de modo mais intenso, o que faz bastante sentido: teoricamente, uma plataforma à parte é mais fácil de ser controlada.
A companhia também prometeu investir US$ 100 milhões nos próximos três anos na criação de conteúdo original direcionado às crianças.
No blog oficial do YouTube, o Google diz que as medidas anunciadas nesta quarta-feira (4) devem entrar em vigor no decorrer dos próximos quatro meses.
Com informações: Ars Technica.
YouTube desativará comentários em vídeos infantis após multa de US$ 170 milhões
Fonte: https://tecnoblog.net/305665/ftc-multa-youtube-comentarios-desativados-videos-infantis/
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