O Google removeu 29 aplicativos maliciosos de adware com mais de 10 milhões de downloads da loja de jogos do Google. Esses aplicativos maliciosos são listados como filtro de câmera, aplicativos de maquiagem e aplicativos usados para criar várias contas.
Entre outros aplicativos, “Multi app multiple accounts simultaneously ” é o aplicativo mais baixado, possui mais de 5 milhões de downloads. O objetivo claro dos autores por trás desses aplicativos é ganhar dinheiro infectando o dispositivo do usuário.
De acordo com o relatório de recuperação rápida, os aplicativos maliciosos são separados em duas categorias, 24 na categoria HiddAd e 5 aplicativos listados na categoria Adware.
24 HiddAd Apps
Depois que esses aplicativos são instalados no dispositivo, após o primeiro lançamento, ele cria um atalho na tela inicial e oculta o ícone na tela inicial para evitar a desinstalação.
Esses aplicativos iniciam anúncios em tela cheia na tela do dispositivo e continuam exibindo os anúncios, mesmo que o dispositivo esteja inativo ou o aplicativo esteja fechado.
Pesquisadores da Quickheal observaram que o HiddAd Apps possui o código a seguir para exibir os anúncios aleatoriamente em um determinado intervalo de tempo, com base no tempo de instalação do aplicativo.
Para ocultar os ícones do aplicativo que eles usam , o método setComponentEnabledSetting , este é o pacote usado para habilitar ou desabilitar os componentes de qualquer aplicativo.
5 aplicativos Adware
Esses aplicativos se enquadram na categoria geral de adware, eles continuam exibindo anúncios pesados no celular do usuário, interrompendo o fluxo de trabalho, esgotando a bateria e até bloqueando os dispositivos.
Um desses adwares observado pelo Quick Heal mostra várias funções, incluindo lanterna, galeria, etc. Mas, depois que esses aplicativos são abertos, eles continuam exibindo anúncios em tela cheia sem opções para fechar.
Mesmo que os aplicativos estejam fechados, eles continuam a reabrir imediatamente e isso causa uma situação semelhante a DoS, não permitirá que os usuários realizem nenhuma outra tarefa.
É difícil detectar esse adware. Ao ter uma ferramenta Ad Blocker instalada, você pode interromper esses anúncios irritantes, às vezes esses anúncios também podem resultar na instalação de malware.
O post 29 aplicativos maliciosos encontrados no Google Play com mais de 10 milhões de downloads apareceu primeiro em Mundo Hacker.
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundohackeroficial/~3/hwibwMMSHKs/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.