A equipe do Q4OS anunciou o lançamento do sistema operacional Q4OS 3.8 “Centaurus” Linux. O sistema é baseado em Debian, com uma versão principal que adiciona muitos novos recursos e melhorias. O Linux Lite é uma distribuição amigável para iniciantes, com o desktop Xfce, baseado no Ubuntu 18.04 LTS. o lançamento do Slackel 7.2 “Openbox”, uma compilação atualizada da leve distribuição de desktops do projeto baseada no Slackware Linux e no Salix. Já o LibreELEC é um sistema operacional mínimo para executar o media center da Kodi. Portanto, as distros Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões.
Q4OS
O sistema é baseado no recentemente lançado Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Assim, o Q4OS 3.8 “Centaurus” vem mais de sete meses após o lançamento do Q4OS 2.7 “Scorpion”. Então, esta é a primeira versão estável na série 3.x, que esteve em desenvolvimento pesado durante os últimos anos.
Por muito tempo, o Q4OS foi lançado com o Trinity Desktop Environment (TDE) por padrão, o que oferece aos usuários, especialmente aqueles que querem mudar do Windows para o Linux, uma interface muito familiar. No entanto, a série Q4OS 3.8 “Centaurus” usa a mais recente área de trabalho estável do KDE Plasma por padrão.
Um dos objetivos específicos do Q4OS é a capacidade de instalar o desktop Plasma e Trinity juntos”, explicam os desenvolvedores. “O plasma está sendo a escolha lógica para a maioria dos usuários, então é considerada a opção padrão, que também é óbvia no site de downloads do Q4OS.
O Trinity Desktop Environment ainda está disponível e instalado/configurado por padrão, para que os usuários possam alternar entre os desktops KDE Plasma e Trinity com facilidade, já que eles não interferem entre si e podem coexistir de forma independente.
O que há de novo no Q4OS 3.8 “Centaurus”
Baseando-se na série 10 “Buster” do sistema Debian, o Q4OS 3.8 “Centaurus” vem com todos os componentes principais do upstream, incluindo o kernel e as pilhas de gráficos. Além disso, possui o KDE Plasma 5.14 e o Trinity Desktop Environment 14.0.6, além de utilitários e recursos exclusivos.
Entre esses utilitários internos, podemos mencionar:
- um “Desktop Profiler” para criar o perfil do seu computador;
- um “Setup Utility” para ajudá-lo na instalação de aplicativos de terceiros;
- uma “tela de boas vindas” integrada com vários atalhos para tornar a configuração do sistema muito mais fácil para os recém-chegados.
Também vale a pena mencionar o fato de que o Q4OS 3.8 “Centaurus” oferece aos usuários a capacidade de instalar facilmente os leves ambientes de desktop Xfce, LXQt e LXDE. Você pode fazer o download do Q4OS 3.8 agora mesmo para computadores de 32 e 64 bits, com suporte a ARM disponível em breve também.
O post Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões apareceu primeiro em SempreUPdate.
Fonte: https://sempreupdate.com.br/linux-lite-q4os-slackel-e-libreelec-tem-novas-versoes/
Nenhum comentário:
Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.