Intel anuncia chips Xeon de 3ª geração para brigar com AMD Epyc

Três semanas depois de anunciar os chips Core de 11ª geração para desktops, a Intel veio a público para apresentar novidades para o segmento de servidores: nesta terça-feira (6), os processadores Xeon Scalable de terceira geração (Ice Lake-SP) foram oficializados. Indiretamente, eles chegam com a missão de combater o avanço da linha AMD Epyc no mercado.

  • Intel quer voltar com modelo “tick-tock” para liderar desempenho de CPUs
  • Intel Core i9-11900K chega a 7,3 GHz em overclock
Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Para tanto, os novos chips trazem até 40 núcleos e 80 threads, e contam com uma tecnologia de 10 nanômetros baseada na arquitetura Sunny Cove. De acordo com a Intel, esses atributos contribuem para a nova linha ter, em média, 46% mais desempenho em cargas de trabalho para servidores na comparação com a geração anterior.

É claro que o desempenho depende de uma série de fatores, como o tipo de atividade em execução. Mesmo assim, a Intel não parece ter exagerado nessa média: um teste conduzido pelo AnandTech indica que a performance do Xeon 8380 em testes multithreading foi 54-65% superior em relação ao Xeon 8280 da geração anterior.

Por outro lado, o Xeon 8380 ficou atrás de chips como AMD Epyc 7763, 75F3 e 7713 nos mesmos testes.

Talvez essa seja uma das razões para, neste lançamento, a Intel enfatizar recursos que são exclusivos de seus processadores, como suporte a instruções estendidas AVX-512 (otimiza o desempenho do processador em operações de ponto flutuante) e a memórias Optane série 200.

Chips Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Chips Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Outros recursos destacados pela companhia incluem o Software Guard Extensions (SGX, protege áreas da memória contra acesso indevido), o Crypto Acceleration (protege dados com criptografia sem prejudicar o desempenho) e o DL Boost (acelera tarefas para inteligência artificial).

Os novos chips são compatíveis ainda com memórias DDR4 de até 3.200 MHz e com o padrão PCI Express 4.0 (x64).

A terceira geração de processadores Xeon Scalable é composta por dezenas de modelos divididos nas seguintes categorias:

  • Intel Xeon Platinum
  • Intel Xeon Gold 6300
  • Intel Xeon Gold 5300
  • Intel Xeon Silver

O chip mais avançado é o já mencionado Intel Xeon 8380 (Platinum), que conta com 40 núcleos, 80 threads, frequência base de 2,3 GHz (máximo de 3,4 GHz), 60 MB de cache L3 e TDP de 270 W. Seu preço nos Estados Unidos é de US$ 8.099.

Já o modelo mais básico é o Intel Xeon 4309Y (Silver) de oito núcleos, 16 threads, frequência de 2,8 GHz (máximo de 3,6 GHz), cache L3 de 12 MB, TDP de 105 W e preço de US$ 501.

Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Chip Xeon Scalable de terceira geração (imagem: divulgação/Intel)

Apesar de a linha AMD Epyc ser uma pedra no sapato da Intel, as expectativas para a nova geração de chips Xeon Scalable são altas: de acordo com analistas da TrendForce consultados pelo Ars Technica, os novos modelos devem responder por 40% das vendas da Intel no último trimestre de 2021.

Tecnocast 186 – A nova velha Intel

Por muitos anos, a Intel foi sinônimo de inovação em semicondutores, mas finalmente está vendo a sua liderança ser desafiada – tanto em design de chip, como em tecnologia de fabricação.

Neste episódio, conversamos sobre os planos da nova Intel para manter o seu reinado. Dá o play e vem com a gente!

Intel anuncia chips Xeon de 3ª geração para brigar com AMD Epyc


localização celular


Fonte: https://tecnoblog.net/428969/intel-anuncia-chips-xeon-scalable-terceira-geracao-ice-lake-sp/
Intel anuncia chips Xeon de 3ª geração para brigar com AMD Epyc Intel anuncia chips Xeon de 3ª geração para brigar com AMD Epyc Reviewed by MeuSPY on abril 06, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.